Desde as garrafas e embalagens que contêm alimentos até as roupas que as pessoas vestem e os móveis dentro das casas, os plásticos são usados com frequência. Devido à versatilidade e flexibilidade dos plásticos, quase todas as indústrias adotaram esse material para a produção de diversos produtos. Veja como o plástico é feito.
Formar linhas compridas
Ingredientes. Os plásticos são basicamente feitos de monômeros, que são átomos que formam longas linhas de moléculas chamadas de polímeros. Os monômeros são derivados de vários ingredientes naturais, que vão da seiva ao óleo. No passado, o celulóide era o tipo de plástico mais comum e derivava da seiva de certas árvores. Hoje, no entanto, os produtos petroquímicos do petróleo são as fontes de plástico mais comumente usadas. O petróleo das reservas de petróleo é perfurado e depois refinado.
Refinando. Existem muitos produtos derivados da petroquímica, como o propano e o etano. Esses dois produtos são as substâncias básicas do óleo usadas para criar o plástico. O propano e o etano são colocados em fornos com altas temperaturas para decompor as substâncias. Em seguida, as substâncias decompostas são colocadas em um reator, onde as duas substâncias são combinadas com catalisadores que criam polímeros em forma de pó. Esses polímeros são chamados de fluff. A penugem é então misturada com aditivos para criar a qualidade desejada para os plásticos. Por exemplo, alguns plásticos são resistentes ao calor, enquanto outros são resistentes ao frio.
Derretendo. Depois que a penugem foi preparada, a próxima etapa é colocar a penugem em uma extrusora que derrete a penugem em blocos de plástico. Esses blocos de plástico são então cortados em pequenos pedaços ou pelotas que mais tarde são enviados para várias indústrias que precisam do plástico.
Plásticos resistentes a microondas
Moldagem. Os pellets são então moldados em todas as formas necessárias. Isso é o que torna os plásticos muito úteis, pois podem ser transformados em quase qualquer tipo de formato. Os plásticos são flexíveis o suficiente para serem injetados em moldes finos para fazer garrafas plásticas. Os plásticos também podem ser transformados em plásticos resistentes a micro-ondas, misturando-se o cotão com outros aditivos. Os plásticos também podem ser amolecidos ou endurecidos, mais leves ou mais pesados, mais flexíveis ou quebradiços e quase todos os outros atributos imagináveis.
Extrusão. Um dos tipos comuns de moldagem para plásticos é por meio de extrusão, na qual o plástico quente é forçado a formar uma matriz que mantém o formato desejado. Em seguida, o molde é movido em uma correia transportadora onde ar frio ou água é usado para resfriar os tubos de plástico, folhas e filmes são feitos por meio de extrusão.
Moldagem por injeção e sopro. Na moldagem por injeção, plásticos semifluidos aquecidos são forçados em moldes usando alta pressão. Os plásticos são apenas semifluidos, o que significa que endurecem rapidamente. Isso torna a moldagem por injeção adequada para a produção em massa de objetos de plástico pesados, como copos e brinquedos. Na moldagem por sopro, a pressão do ar é dirigida a pedaços de plástico em um molde oco. A pressão força o plástico a se espalhar no molde, formando objetos ocos como recipientes de galão e garrafas de leite.
Barato e altamente versátil, o plástico é hoje um dos materiais mais usados no planeta. Embora os plásticos sejam altamente indispensáveis, é importante observar que eles não são biodegradáveis, por isso os plásticos devem ser reciclados.