Provavelmente, você já ouviu (ou mesmo ouviu) um composto de jardim, um composto de cogumelos, um composto de minhoca ou uma fossa de compostagem. Poços de compostagem, onde resíduos biodegradáveis (como cascas de frutas e restos de comida) são misturados ao solo, é definitivamente um caminho a percorrer se você quiser contribuir da sua própria maneira para a preservação do meio ambiente. Como se estima que a Europa produz 230 milhões de toneladas de lixo todos os anos, a compostagem certamente reduziria esse número de forma significativa, uma vez que cerca de 55% do lixo produzido pelas famílias é desperdício de alimentos.
Sabiamente começou a plantar
Além de ser muito vantajoso para o meio ambiente, ter seu próprio composto de cozinha seria ótimo se você deseja iniciar sua própria flor ou horta. Durante esses tempos difíceis, muitas pessoas sabiamente começaram a plantar seus próprios vegetais para reduzir as despesas de mercearia. A mistura de resíduos biodegradáveis com solo tornaria este solo muito viável para o crescimento de plantas.
No entanto, as fossas de compostagem são muito difíceis de manter. Existem dois requisitos principais que um composto tem para funcionar: apenas água e oxigênio suficientes. A maioria das fossas de compostagem fica no solo (composto de jardim) ou em lixeiras ou baldes (baldes de compostagem), e o solo teria que ser constantemente revirado e misturado para que o solo fosse bem ventilado. Isso exigiria muito tempo e um trabalho exaustivo. Além disso, imagine como o balde de composto teria o cheiro se acumulasse muita água da chuva: ninguém iria querer despejar essa água extra e ninguém iria querer chegar perto dela também, exceto pragas de jardim (que é outro problema).
Pelas desvantagens acima, cada vez mais pessoas (especialmente aquelas que vivem em áreas urbanas) procuram alternativas viáveis. É aí que entra o tambor de compostagem. Um tambor de compostagem é uma caixa de compostagem fechada elevada verticalmente (sustentada por estruturas) e que pode ser facilmente virada de fora para misturar o solo (você nunca terá que entrar em contato com o conteúdo). Se você quiser retirar o solo de dentro desta caixa, tudo o que você precisa fazer é abrir o entalhe em um dos lados da caixa e a terra vai cair da caixa para o seu recipiente.
Copos de adubo
Existem muitos tipos de copos de compostagem à venda, mas se você gostaria de construir seu próprio copo de compostagem, estas são algumas instruções:
Prepare seus materiais. Você precisaria de um tambor de plástico (entre 20 e 50 galões); um tubo de aço à prova d'água (cerca de 64 centímetros mais longo que seu tambor de plástico); 2 peças de madeira (2x4s, cerca de 1,5" de altura e 3,5" de largura cada); cimento, parafusos, duas braçadeiras de metal e uma chave de fenda elétrica.
Prepare seu tambor. Faça pequenos furos (0,38") em todo o depósito, para garantir que o conteúdo seja bem arejado. Em seguida, passe o tubo de aço pela largura do tambor de plástico (certifique-se de que esteja bem reto); isso serviria para vire a caixa de compostagem.
Prepare seus quadros. Escolha a área do jardim onde deseja posicionar o composto. Lá, cave solo suficiente para proteger as estruturas de madeira (cerca de 2 metros de profundidade é o suficiente). Certifique-se de medir a distância das duas estruturas para que elas possam suportar a caixa de compostagem junto com o poste de alumínio que passa por ela (em outras palavras, as armações devem apoiar o poste de alumínio em ambos os lados). Além disso, a altura dos quadros deve ser suficiente para elevar o tambor. Para garantir que as estruturas estão realmente seguras, despeje cimento nos orifícios. Espere até que endureça (cerca de um dia inteiro) antes de colocar a lixeira nas armações.
Prenda a lixeira nas armações. Assim que as molduras de madeira estiverem seguras, coloque a lixeira com o mastro sobre ela. Prenda os dois lados do poste de alumínio na estrutura, fixando-o com grampos de metal e aparafusando-o na madeira.
Use seu copo de compostagem. Seu copo de compostagem deve girar facilmente no poste no topo das armações de madeira. Além disso, as armações devem ser cimentadas com muita segurança no solo. Para retirar o solo de dentro, basta abrir a tampa do barril e retirar o conteúdo.
Aí está! Nada mais prazeroso do que realizar um projeto, principalmente um que tenha vantagens admiráveis como a preservação do meio ambiente.