Se você for um leitor ávido, provavelmente já colecionou um grande número de livros, mais do que o suficiente para caber em suas estantes. Você pode até ter ficado sem espaço e alguns de seus livros estão empilhados no chão, em sua mesa e em qualquer outro espaço disponível. Estantes robustas são caras e, se você tem alguma habilidade em carpintaria, é muito fácil construir uma estante que seja mais barata e mais resistente do que as vendidas no mercado.
As instruções fornecidas aqui serão para uma estante independente, rente à parede.
Encontre um bom local em sua casa onde deseja colocar sua estante.
Meça o espaço disponível no local escolhido para determinar a largura e a altura de sua estante. Normalmente, uma estante do chão ao teto medindo 2,5 metros de altura por 60 centímetros de largura pode conter até duzentos livros de bolso.
Meça seu livro mais alto para determinar o número de prateleiras que você colocará em sua estante.
Escolha o tipo certo de madeira que deseja usar. Idealmente, madeiras nobres como choupo, cerejeira, bordo, carvalho ou nogueira com meia polegada de espessura são as de estudo que serão capazes de conter o maior número de livros. Contraplacado e madeira prensada são mais baratos, mas não são tão resistentes como as madeiras maciças. Você também precisará selar e terminar as bordas brutas de compensado ou madeira prensada.
A partir de suas medidas, você pode obter o número e o comprimento exatos de madeira de que precisará para as prateleiras, a parte superior e a parte inferior e os painéis laterais. Você também precisa comprar parafusos para madeira e pregos de acabamento.
Corte sua madeira para o tamanho dos painéis laterais, painéis superior e inferior e o número de prateleiras.
Se você estiver usando madeira e parafusos de madeira, marque a madeira em espaços regulares onde os parafusos irão e pré-perfure cada furo. Se você estiver usando pregos, use uma broca ligeiramente menor que o prego. A pré-perfuração ajudará a guiá-lo e também evitará que a madeira se rache quando você começar a aparafusar os painéis no lugar.
Monte primeiro a moldura da estante. Coloque o painel inferior em seu lado fino no chão e empurre a extremidade rente à parede para suporte. Alinhe as extremidades dos painéis inferior e lateral e aparafuse no lugar. Faça o mesmo com o outro lado e depois no painel superior.
Divida e marque o interior da moldura da estante onde as prateleiras deveriam estar. Você deve adicionar uma ou duas polegadas como margem do topo de seu livro mais alto e a próxima prateleira para facilitar a remoção de um livro alto.
Prenda suas prateleiras na moldura da estante. Use um nível para garantir o alinhamento adequado das prateleiras.
Você terminou de fazer uma estante de livros. Se o gabinete for muito alto, você pode evitar que ele tombe aparafusando parafusos no chão e um dos painéis laterais na parede.
Se você pretende adicionar um pouco de tinta para madeira ou outros tratamentos, como pintura e envernizamento da madeira dura, certifique-se de fazer isso antes da montagem.
Eventualmente ceder devido
Uma estante de madeira sólida com trinta e seis polegadas de largura pode conter livros sem suporte. Além disso, o meio eventualmente cederá devido ao peso dos livros. Se você quiser construir uma estante mais larga que caiba em uma parede inteira, certifique-se de adicionar suportes verticais às estantes. Não alinhe os suportes verticais. Em vez disso, coloque-os em intervalos uniformemente distribuídos.