É sempre uma visão bonita ver cães com pêlo comprido, brilhante e espesso. Infelizmente, os donos de cães de pêlo comprido sabem dos problemas que emaranhados e esteiras podem trazer para seus cães e também para eles. Pode ser muito difícil remover esteiras de cabelo de seu cão e, quando ignoradas, podem causar feridas e feridas, pois o cão continuará mordendo as esteiras. Existem várias maneiras de remover esteiras de cabelo que você pode fazer em casa. As dicas a seguir irão guiá-lo sobre como remover esteiras de pêlo de cachorro e manter o pelo do seu cão sem emaranhados.
Escolha uma área em sua casa onde você possa sentar-se confortavelmente no chão. Faça seu cão deitar próximo às suas pernas ou deixe que ele coloque a cabeça em sua coxa. Dê um tapinha no seu cachorro ou passe a palma da mão sobre ele para mantê-lo calmo.
Trabalhe primeiro em uma área. Na maioria das vezes as esteiras estão localizadas atrás das orelhas, no peito, axilas, nádegas e pernas do cão. Você precisa trabalhar em pequenas seções e fazê-lo com paciência. Segure o tapete com os dedos e tente desenredar as pontas. Use um pente de metal para pentear e alisar os cabelos enquanto os desembaraça. Continue subindo, desembaraçando com os dedos e penteando. Use o pente de metal para aglomerados que são muito apertados. Trabalhe os dentes da escova no tapete e lenta e suavemente tente puxar o cabelo para fora para soltar a mecha.
Verifique se há objetos estranhos embutidos no tapete. Você tem que removê-los com os dedos e não com o pente. Separe os cabelos suavemente do objeto estranho. As esteiras são geralmente formadas muito perto da pele do cão e, em alguns casos, as esteiras podem já ter puxado e levantado a pele do cão por baixo delas. Uma vara de laranjeira pode ajudar a separar e separar os fios de cabelo.
Borrife um detangler formulado para cães na touceira e deixe-o penetrar enquanto você trabalha em outra seção. Um pouco de óleo de bebê também ajudará a desembaraçar. Aplique uma gota de óleo de bebê na esteira e trabalhe com os dedos. Use o pente de metal para separar alguns fios de cabelo de cada vez. Recompense seu cão de vez em quando por ser paciente.
Cortar o tapete deve ser seu último recurso. Você pode salvar a maior parte do cabelo cortando o tapete em pequenas seções após o crescimento do cabelo. Não é uma boa ideia cortar, pois pode danificar a pele. Depois de cortar uma pequena mecha, tente ver se consegue separar os fios e remover o emaranhado. Perder alguns fios de cabelo é melhor do que perder um grande caroço. Com as seções menores, você pode pentear o emaranhado. Comece pelas pontas do cabelo e vá subindo até a raiz do cabelo.
A escovação diária ajudará a manter o pelo do seu cão macio e sem emaranhados. Existem condicionadores de cabelo para cães que você pode comprar para ajudar a manter a pelagem do seu cão brilhante e macia. Um leve spray de óleo de vison também ajudará. Não esfregue o pêlo do seu cão com uma toalha depois de lhe dar banho. É melhor apenas secar o cachorro com um tapinha ou mantê-lo enrolado em uma toalha para absorver a maior parte da umidade. Se o seu cão permitir, você pode usar um secador de cabelo para secar instantaneamente o pelo longo do seu cão.