Os livros de metas se tornaram um tema popular no scrapbooking. Criar seu próprio livro de metas é uma ótima maneira de listar e controlar seus sonhos e aspirações. Manter seus objetivos sob controle está a um passo de alcançá-los. Motive e incentive-se transformando suas percepções pessoais em resultados criativos e artísticos, seguindo estas etapas simples e fáceis!
Prepare seus materiais. Para criar seu livro de metas, você precisará de um fichário ou qualquer opção semelhante a uma pasta para carregar as páginas de seu projeto. No entanto, é recomendável usar um fichário de três argolas para este projeto. Reúna algumas fotos pessoais, revistas, papel colorido e detalhes decorativos como brilhos, lantejoulas e adesivos para as páginas do seu livro de metas. Para colocar tudo junto, você vai precisar de alguns materiais de coloração, tesouras, cola e fita adesiva.
Organize o conteúdo do seu livro de metas. Comece dividindo seu livro de metas em seções ou capítulos que sejam significativos para você. Use as folhas de papel colorido como divisórias, etiquetando-as com seus respectivos títulos. Exemplos de títulos seriam 'Família', 'Amigos', 'Romance', 'Carreira', 'Poupança', 'Saúde', 'Viagens' e assim por diante.
Decore seu livro de metas. Para fazer com que as páginas do seu livro de metas se destaquem, use materiais para colorir para suas etiquetas e títulos, bem como detalhes decorativos para as bordas de suas páginas. Outra grande ideia seria cortar fotos pessoais ou de revistas e criar mini-colagens com elas. O objetivo é ser criativo e adicionar personalidade ao seu livro.
Escreva seus objetivos. Abaixo das seções aplicáveis, comece listando seus objetivos. Eles podem ser quantos você quiser ou tão pouco quanto você possa pensar no momento. Você pode listá-los em pontos ou explicá-los em parágrafos curtos. Os detalhes ajudam a determinar suas prioridades de objetivo. Escrever prazos, cursos de ação, prazos e resultados esperados específicos irá encorajá-lo muito. Embora não seja necessário, quanto mais detalhados forem, mais fácil será controlá-los.
Acompanhe o seu progresso. Volte ao seu livro de metas de vez em quando para ver o quão longe você está para alcançá-las. Para manter o controle de suas realizações, desenhe caixas ao lado de cada meta e adicione marcas de verificação àquelas que foram realizadas. Se acontecer de você estar no processo de cumprir seus objetivos, anotar algumas palavras de incentivo, uma breve reflexão ou várias realizações seria uma ótima maneira de rastrear seu progresso.
Continue escrevendo. Seu livro de metas é um projeto pessoal constante e contínuo. O objetivo é listar suas esperanças e sonhos nos confins de seu próprio espaço. A ideia principal em manter um livro de metas é o potencial de voltar a escrever sempre que desejar. Sinta-se à vontade para continuar a decorar e adicionar mais seções e títulos ao seu livro de metas quando for necessário.
Os livros de metas são uma ideia maravilhosa para listar seus próprios objetivos e aspirações. Mais importante ainda, os livros de metas simbolizam seus próprios compromissos pessoais. A criação de seu próprio livro de metas fala muito sobre sua dedicação em direcionar o curso de sua vida para uma experiência frutífera e gratificante. A verdadeira tarefa em mãos é trabalhar em seu livro de metas, vivenciando-o na vida cotidiana.