Quilling de papel (também chamado de filigrana) é um ofício que envolve enrolar tiras finas de papel em formas decorativas e, em seguida, organizá-las em papel ou cartolina para criar uma imagem. O termo papel quilling vem dos artesãos originais, que enrolavam suas tiras de papel em torno de penas de ganso.
Quilling é muito popular entre os artistas de álbum de recortes que estão sempre procurando novas maneiras de enfeitar suas páginas. Você pode emoldurar seus trabalhos acabados ou transformá-los em cartões de felicitações, etiquetas para presentes, molduras ou adicionar toques decorativos a álbuns de fotos e presentes.
O que você vai precisar:
Papel quilling, cartolina ou cartolina leve
Agulha de quilling, palito de dente ou outro item para enrolar o papel
Cola branca para artesanato
Pinças
governante
Como fazer papel quilling:
Rasgue o papel em tiras de cerca de 0,30 cm de largura e 8 centímetros de comprimento, usando a régua para deixar as tiras o mais retas possível. Os tamanhos das tiras variam dependendo do projeto. Você pode usar qualquer papel que desejar para quilling de papel, mas se o papel for muito fino, ele se aglutinará ao enrolá-lo. Papel muito fino corre o risco de rasgar e vai exigir tiras mais longas para obter a espessura desejada no rolo acabado.
Para começar a enrolar o papel, umedeça levemente uma das pontas e pressione a ponta na lateral de um palito. Se estiver usando uma agulha quilling, passe a ponta da tira de papel pela fenda.
Enrole o palito ou agulha com o papel, enrolando-o com cuidado e alinhando as bordas para mantê-las retas. Quando chegar ao final da tira de papel, deslize suavemente o rolo do palito.
Se você quiser um rolo apertado, cole imediatamente a ponta da tira de papel no rolo, segurando-o no lugar até que a cola seque. Para isso, podem ser utilizadas pinças com fecho para mantê-los fechados; simplesmente coloque o rolo de papel entre as pinças e feche-o com o gancho até que a cola seque.
Para pãezinhos mais soltos, solte o rolo depois de deslizá-lo para fora do palito e deixe-o relaxar e espalhar. Quando o rolo atingir o tamanho desejado, cole a ponta conforme as instruções acima.
Se você precisar de uma série de espirais relaxadas do mesmo tamanho, use a régua para medi-las à medida que se espalham. Você pode acelerar um pouco o processo puxando as bobinas suavemente com os dedos.
Apertar a bobina em um ponto de um lado vai dar a você uma forma de lágrima. Beliscar em lados opostos fará uma pétala de flor ou formato de olho. Você também pode dobrar a tira de papel ao meio e embrulhar cada extremidade em direção ao meio para fazer formas diferentes.
Se você deseja adicionar a dimensão da altura ao seu projeto de quilling, crie várias bobinas apertadas e use-as como suporte para bobinas maiores.
Para prender as penas de papel em cartolina ou outra cartolina, espalhe um pouco de cola branca no papel onde deseja colocar a bobina. Usando a pinça, coloque suavemente a bobina na cola, pressionando apenas o suficiente para permitir que a bobina grude. Continue trabalhando peça por peça até que o desenho esteja completo, então deixe tudo de lado por várias horas para secar completamente.
Quilling de papel é um hobby barato que pode ter resultados maravilhosos. Brinque com as formas e diferentes tipos de papel para criar obras de arte impressionantes que você terá orgulho de exibir ou dar de presente!
Ferramentas necessárias:
Papel leve
Palito de dente
Cola branca
Pinças
governante
Cuidado:
Certifique-se de posicionar as bobinas de papel antes de colocar cola no papel de montagem. Você não conseguirá remover completamente a cola se cometer um erro.
Dicas rápidas:
Para obter os melhores resultados, certifique-se de que as tiras de papel tenham o mesmo comprimento e largura.
Você pode comprar papel e agulhas especificamente projetadas para quilling de papel, mas papel de construção e palitos de dente funcionam da mesma forma e são muito mais baratos.