Esfregar uma sepultura é uma ótima maneira de trazer para casa um pouco da história interessante que muitos cemitérios guardam. Embora fossem mais populares em uma época em que todos tinham acesso a uma câmera, ainda são uma ótima atividade para entusiastas de cemitérios ou para crianças. Não há muitos materiais necessários e qualquer pessoa pode aprender a fazer a fricção de uma lápide.
Esfregar a pedra da sepultura é uma ótima maneira de preservar a história e trazer para casa um registro dos túmulos históricos ou familiares visitados. Kits comerciais estão disponíveis, mas a maioria dos iniciantes em fricção de pedras graves pode facilmente montar todas as ferramentas e materiais necessários com uma visita a uma loja de artesanato ou seção de artesanato de uma grande loja. Papel fino é necessário para captar melhor os detalhes da lápide, mas para a prática pode-se usar papel de cópia normal. A fita adesiva é útil para segurar o papel na pedra durante a fricção, pois tentar segurar o papel com uma das mãos pode ser complicado.
Lápis grandes funcionam
Um material de marcação é o outro componente mais importante para a fricção de pedras graves. Se a qualidade não importa ou a atividade é voltada para crianças, lápis grandes funcionam perfeitamente. Para adultos que procuram uma reprodução de qualidade superior, recomenda-se carvão, cera ou giz de madeira. A cera para esfregar é projetada para esfregar pedras em túmulos, mas pode ser cara. O giz de Lumberman funciona tão bem e pode ser encontrado em lojas de ferragens. Também é mais barato do que carvão de qualidade ou cera para esfregar.
Deve-se ter cuidado ao fazer a fricção para não rasgar o papel ou danificar a lápide. Algumas pedras são velhas e gastas o suficiente para que a gravura seja danificada pela pressão de uma fricção. Verifique se as letras estão descamadas ou lascadas antes de tentar esfregar uma pedra grave. Além disso, verifique se há grandes rachaduras ou instabilidade antes de se inclinar ou pisar em parte de uma lápide. Pedras ásperas, cobertas de líquen ou muito erodidas não farão uma fricção muito clara, e muitas vezes é necessário limpar uma pedra antes de tentar a fricção. Não tente remover nada que não possa ser escovado ou limpo com um pouco de água. A tentativa de lascar ou raspar qualquer coisa presa à pedra, mesmo líquenes, pode danificá-la permanentemente.
Destacar recessos profundos
Comece colando o papel na pedra. Cubra a pedra o máximo que puder, deixando bastante papel extra ao redor do desenho para evitar marcas na lápide. Usando o lado largo de um pedaço de giz, giz de cera ou cera, passe suavemente o material de marcação sobre o desenho a ser reproduzido. Use traços longos e suaves, até que o design comece a aparecer e a cor comece a se formar. Em seguida, use a extremidade ou borda do material de marcação para destacar recessos profundos ou difíceis de capturar detalhes.
Assim que a fricção da pedra da sepultura estiver concluída, conserve-a usando um produto fixador disponível em lojas de artesanato. Isso evita que o material de marcação fique manchado ou danificado e permite que a fricção seja emoldurada ou mantida em um álbum de recortes. Esfregar pedras em sepultura é um hobby maravilhoso e pode adicionar uma nova dimensão de interesse para os aficionados por genealogia. É também uma boa maneira de fazer com que as crianças se interessem por história e arte ao mesmo tempo.