Usar um aerógrafo para pintar é ótimo porque não só é mais fácil de usar, mas também dá uma camada e acabamento mais uniformes. Você pode ver facilmente a diferença entre pintar com um pincel comum e um aerógrafo, por isso cada vez mais pessoas preferem usar um aerógrafo.
Combinação errada
Se você planeja usar um aerógrafo para pintar, uma coisa principal que você precisa aperfeiçoar é misturar a tinta. Isso é muito importante porque misturar a tinta errada e a combinação errada pode custar dinheiro, tempo e energia.
Antes de começar a misturar tinta, você deve primeiro determinar a superfície em que usará o aerógrafo. Nem todas as superfícies usam o mesmo tipo de tinta. Por exemplo, quando você está pintando em tecido, você precisa do tipo de tinta que não endureça o tecido ou que não seja facilmente lavado na lavagem.
Se estiver usando em uma tela, você precisa do tipo de tinta que adere bem a uma tela para obter a aparência que deseja. Se você souber a superfície que usará, mas não tiver certeza de que tipo de tinta usar, pode sempre pedir ajuda aos funcionários da loja.
Comece a mixar
Depois de determinar que tipo de tinta você usará, você pode começar a misturar a tinta para o aerógrafo. Existem tintas pré-misturadas disponíveis em muitas lojas especializadas onde você não precisa misturar a tinta, mas se você não conseguir encontrar a cor que deseja, pode sempre tentar misturar sua própria tinta.
Determine a cor que você deseja. É importante ter uma ideia clara da cor que você deseja para a sua base ao misturar a tinta. Imprima ou pelo menos tenha uma amostra para comparar com a sua mistura.
Conheça a sua roda de cores. Ao misturar tintas, você só precisa saber quais cores você precisa usar para obter a cor desejada. Por exemplo, se você quiser uma laranja, terá que misturar vermelho e amarelo. A intensidade da cor muda, dependendo da proporção das cores que você misturou.
Meça a quantidade de tintas que você usa. Lembre-se sempre de quanto de cada cor você adicionou à sua mistura. Se a tinta misturada acabar, você pode facilmente misturá-la novamente, sabendo as proporções das tintas que usou. Sempre seria melhor anotá-lo para que você possa se lembrar facilmente.
Misture bem. Certifique-se de misturar bem a tinta para que tenha uma cor uniforme ao usá-la no aerógrafo. Além disso, use um pano para coar a tinta para se certificar de que não há sedimentos nela. Essas partículas minúsculas podem fazer com que o aerógrafo fique obstruído.
Usar um aerógrafo pode definitivamente tornar a pintura muito mais fácil. Você pode facilmente obter o tipo de acabamento que deseja para qualquer projeto em que irá utilizá-lo. Para ter certeza de que você não terá problemas, certifique-se de escolher a tinta certa e a mistura certa para você poder usar seu aerógrafo.