Refinar ouro é algo que você pode fazer facilmente. Mas você deve levar em consideração uma série de coisas. Você deve colocar tudo junto antes de iniciar o processo. Você também deve procurar uma área de trabalho que seja grande o suficiente para acomodar uma mesa comprida. Sua área de trabalho deve ser bem ventilada. Perceba que o cheiro pode ser sufocante, então você também pode evitar se exercitar em um espaço fechado.
Aqui estão algumas dicas práticas para você:
Organize seus suprimentos e materiais. Sua lista de suprimentos deve incluir ácido nítrico, ácido clorídrico (ou muriático), uréia, água-amônia, precipitante de ouro de tempestade, líquido de detecção (especificamente para metais preciosos) e água. Por outro lado, sua lista de materiais deve conter um filtro, uma haste de agitação (plástico ou madeira), um avental de borracha, um par de óculos de proteção, um par de luvas de borracha e alguns recipientes.
Transfira seu ouro em um de seus contêineres. Observe que seu recipiente deve ter capacidade para pelo menos 300 ml. Deve ser grande o suficiente para armazenar e refinar um grama de ouro.
Obtenha seu ácido nítrico. Meça cerca de 30 ml. disso. Em seguida, despeje no recipiente para onde você transferiu seu grama de ouro. Lembre-se da proporção: 30 ml. (ácido nítrico) é de 1 onça. (ouro). Deixe o ácido nítrico reagir com o ouro por pelo menos meia hora. Depois disso, despeje do recipiente.
Traga seu ácido clorídrico (ou muriático). Reserve cerca de 120 ml. disso. Adicione-o ao recipiente. A mistura vai ficar marrom. Também vai esquentar (muito quente). Então, não toque no ouro por pelo menos 24 horas.
Transfira a mistura. Despeje em um novo recipiente. Certifique-se de filtrá-lo completamente. Você deve remover todas as outras partículas presentes. Eles podem contaminar seu ouro. Verifique o ácido. A essa altura, deveria ter se tornado verde esmeralda. Deve estar muito claro também. Se o ácido parecer bolorento, turvo ou pouco claro, filtre a mistura novamente.
Ferva um litro de água. Adicione meio quilo de ureia. Despeje cuidadosamente a mistura de água e uréia no recipiente. A uréia vai ajustar o nível de pH do ácido, então espere ver alguma espuma. A propósito, não derrame muito rápido. A espuma pode fazer com que a mistura transborde. Você pode acabar perdendo algum ouro.
Ferva mais um litro de água. Desta vez, adicione cerca de grama de precipitante de tempestade. Em seguida, despeje lentamente a mistura no recipiente. Antecipe o estouro. O ácido ficará turvo à medida que as partículas de ouro começarem a se formar.
Depois de pelo menos meia hora, use seu líquido de detecção. Certifique-se de que todas as formações de ouro são contabilizadas.
Partículas de ouro restantes
Não é legal? É assim que você pode facilmente refinar o ouro. Termine o processo despejando e filtrando a última mistura em um novo recipiente. Se quiser ver se ainda sobraram algumas partículas de ouro, coloque um pouco de água-amônia na mistura filtrada. Observe os vapores brancos. Eles significam ouro. Enxágue as partículas de ouro e deixe- as secar ao ar.