Além de serem boas fontes de análises, opiniões e comentários, os blogs também são reconhecidos como boas fontes de notícias. Este tipo de redação de notícias é freqüentemente chamado de reportagem de base, porque os blogueiros são conhecidos por escrever sobre experiências diretas em primeira mão, ou pelo menos sobre eventos que são relevantes para o trabalho ou área de interesse de alguém. Alguns blogs, especialmente aqueles dirigidos por especialistas do setor e pessoas bem conhecidas, foram até citados pela grande mídia, como televisão e jornais.
Quer você seja um insider do setor, um analista ou simplesmente um profissional na área de sua escolha, você pode criar um blog de notícias que fornece notícias atualizadas sobre seu próprio negócio ou setor. Em vez de repetir todos os outros materiais de redação de blogs de notícias sobre o seu setor, é uma boa ideia ter algumas diretrizes para criar um blog de notícias interessante e empolgante.
Monitore de perto os eventos atuais
Escreva sobre algo com o qual você possa se identificar. Se você está planejando ter um blog de notícias, tente algo com o qual possa se relacionar pessoal e diretamente. Por exemplo, você pode ter um blog sobre os novos produtos e serviços da sua empresa. Ou você pode monitorar de perto os eventos atuais em sua cidade ou setor e pode postar em um blog sobre eles. Dessa forma, suas postagens sairão mais plausíveis, porque você sabe do que está falando. Além disso, mesmo que você tenha um blog de notícias, não há problema em postar alguns editoriais ou comentários, desde que você escreva sobre eventos atuais.
Seja original. Na maioria das vezes, os blogs de notícias contêm informações que são em sua maioria refeitas e reescritas e geralmente baseadas no conteúdo de outros blogs. Embora não haja nada de intrinsecamente errado nisso, o problema está no excesso de informações circuladas. Os leitores podem achar difícil determinar a fonte original das informações. Os melhores blogs de notícias são aqueles que fornecem notícias de última hora direto da fonte.
Ideias de artigos
Link para a fonte original. Se você precisar citar outros blogs ou mídia para ideias de artigos, é sempre uma boa prática vincular à fonte original. Muitos blogs possuem informações e conteúdos que já circularam por diferentes blogs e sites. Tente procurar a fonte primária, para ter certeza de que seus artigos contêm informações brutas e não processadas. A maioria dos blogs adicionaria seu próprio comentário ou interpretação das atualizações de notícias e, portanto, você pode estar citando algo que já passou por diferentes pontos de vista.
Qual software usar? Existem muitos serviços de weblog gratuitos que você pode usar para executar seu blog de notícias. Os mais populares entre eles são o Blogger (www.blogger.com) e o WordPress (www.wordpress.com). Trata-se de serviços de hospedagem onde você pode se inscrever para uma conta gratuita. No entanto, usuários mais avançados podem instalar a versão auto-hospedada do WordPress (em www.wordpress.org), que também é gratuita. Isso exigiria que alguém tivesse um domínio e um provedor de hospedagem na web.
Alguns blogueiros de notícias usam software que agrega automaticamente postagens de blog e atualizações de outras fontes. Essa prática geralmente é desaprovada. A melhor maneira de manter um blog de notícias é escrever atualizações diárias (ou mais regulares) com as próprias palavras.
Junte-se a redes de publicidade
Ganhando com seu blog. Embora a maioria dos blogueiros administre seus sites por pura diversão e paixão, você pode querer lucrar com seu blog de notícias. Você pode participar de redes de publicidade como Google adsense e Chitika ou serviços de marketing de afiliados como Amazon Affiliates, que permitem que você ganhe com anúncios clicados por seus leitores ou itens comprados em seu site.
Executar um blog de notícias é como executar um serviço de atualização de notícias. Embora o software e o formato possam ser diferentes, o importante é que você entregue o conteúdo de maneira regular e oportuna.