Como começar a trabalhar como freelancer de jornal?

Se o jornal ligar para você no último minuto para cobrir um jogo de futebol do colégio
Se o jornal ligar para você no último minuto para cobrir um jogo de futebol do colégio, basta fazer isso.

Começar a trabalhar como freelancer para jornais pode ser um desafio. Todo jornal que você aborda deseja ver seus clipes publicados, mas você ainda não os tem. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  1. Comece pequeno. Existem muitos pequenos jornais comunitários que podem não pagar bem (ou nem pagar), mas que podem ajudá-lo a construir seu portfólio. Não seja exigente, mas aceite qualquer refugo que for jogado no seu caminho. Se o jornal ligar para você no último minuto para cobrir um jogo de futebol do colégio, basta fazer isso. Entregando suas tarefas a tempo e provando ser confiável (e passível de edições!), Não demorará muito até que você possa começar a lançar as histórias maiores que realmente deseja escrever.
Saiba em que dia o jornal faz lay-out e não ligue
Se for um semanário, saiba em que dia o jornal faz lay-out e não ligue!
  • Conheça o seu formato e ritmo preferidos. Assim que tiver alguns clipes com sua assinatura, você terá um bom começo. Você foi publicado oficialmente! À medida que avança para as histórias de lançamento, você vai querer começar com o que você faz bem. Mais tarde, você pode expandir seus horizontes, mas no início, você deseja obter algumas boas peças com sua assinatura nelas para construir seu portfólio. Portanto, decida seu comprimento e estilo preferidos. Se você tem um talento natural para 2.000 palavras, mas não sabe organizar peças mais longas, tente fazer histórias que se encaixem em seu ritmo natural. Os jornais oferecem tanta variedade na extensão e no estilo das histórias que ajuda a saber se você é um especialista em resenhas de filmes de 120 palavras ou no artigo de jornalismo investigativo com milhares de palavras. Avalie se você tem habilidade para fazer perguntas investigativas a estranhos, de acordo com as suas necessidades se estiver buscando histórias de jornalismo investigativo mais longas. Em suma, você precisa avaliar suas habilidades e aptidões e começar com as histórias que farão o melhor uso de seus talentos.
  • Lance ideias. É realmente impossível para um editor acompanhar todos os eventos atuais de interesse jornalístico de uma cidade. Portanto, torne o trabalho do editor mais fácil para ele. Se você estiver sintonizado com um elemento específico de uma história potencial, poderá escrever essa história com a profundidade e a amplitude que ninguém mais pode fornecer. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer em uma conversa casual: "Alguém deveria escrever uma história sobre..." Pesquise essas ideias e, em seguida, sugira-as. Aqui estão as duas coisas mais importantes que devemos e não devemos fazer ao apresentar ideias.
    • Faça suas idéias de histórias convincentes.
    • Não sugira uma história que já foi escrita! Mostre seu conhecimento do jornal pesquisando a cobertura da história que você sugere.
  • Carta de consulta. Então, como exatamente alguém pede uma tarefa a um editor? Espere, não fique tenso. Os editores são solicitados a fazer trabalhos o tempo todo. Não é um grande problema para eles, então não deixe ser tão importante para você. Aqui está o que fazer:
    • Envie uma carta-consulta que siga as diretrizes do jornal.
    • Certifique-se de enviar sua carta de consulta à pessoa adequada!

    É tão fácil.

  • Conheça as linhas de relva. Se você deseja se tornar um colaborador regular de um determinado jornal, com certeza vai querer aprender as batidas dos repórteres que já trabalham no jornal. Quem cobre o quê e onde estão as lacunas? Isso irá atendê-lo de duas maneiras - você será capaz de propor histórias que estão caindo entre as rachaduras e você não pisará no dedo do pé de ninguém enquanto o faz. Digamos que o repórter cívico seja um especialista em planejamento local e questões governamentais, mas um pouco aquém de seu conhecimento dos distritos escolares - essa é uma lacuna e as lacunas são suas oportunidades. Claro, se o PTA o aborrece até as lágrimas, você terá que deixar essa oportunidade para outra pessoa. Mas encontre as histórias que se enquadram nas lacunas dos repórteres consagrados do jornal e vá atrás das que lhe interessam.
  • Conheça a programação do jornal. Se for um semanário, saiba em que dia o jornal faz lay-out e não ligue! Se você souber os prazos do trabalho, muitas vezes pode conseguir que algo seja aceito estando no lugar certo na hora certa.
  • Seja persistente. Existe uma linha tênue entre ser persistente e ser uma praga - cruze essa linha por sua conta e risco. Se você receber algum feedback positivo, tome-o como um bom sinal e continue a enviar ideias, bem como a pedir sugestões sobre como ajustar suas dúvidas. Se você receber apenas respostas em cartas, é melhor tentar outro local.
  • Lembre-se de que os editores estão mais interessados em obter histórias que sejam pontuais, precisas e que não exijam muita edição. Portanto, salve sua prosa de fluxo de consciência de Faulkner para outra hora.

Artigos relacionados
  1. Como começar nos torneios de poesia?
  2. Como começar a escrever artigos de saúde?
  3. Como publicar sua poesia?
  4. Como obter o máximo da crítica online?
  5. Como fazer com que seu filho se interesse em entrar em concursos de redação?
  6. Como publicar seu conto?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail