O limerick é talvez a única forma de poesia conhecida principalmente por seu conteúdo picante. Limericks são tradicionalmente sobre tabu ou assuntos adultos, escritos com uma frase espirituosa da última linha. Claro, o assunto não precisa ser picante; existem muitas limericks escritas para crianças que tratam de assuntos inócuos. O único requisito real de um limerick é uma estrutura específica.
Uma limerick contém apenas cinco linhas. Qualquer que seja o assunto, não pode ser maior ou menor que cinco linhas.
O padrão de rima de uma limerick é muito específico. Ao olhar para a última palavra de cada linha, algumas devem rimar com outras linhas. Se você der às duas primeiras linhas uma letra (A) e às duas primeiras linhas outra letra (B), você começará a ver o esquema de rima. As duas primeiras linhas rimam, as duas primeiras linhas rimam e a última linha rima com as duas primeiras. Isso torna o esquema de rima AABBA. Ao planejar sua limerick, pode ser útil escrever essas letras no final de cada linha para ajudá-lo a lembrar quais versos devem rimar. Nesta limerick escrita por Edward Lear em 1846, observe a rima A que é demonstrada por "costa", "postagem"e" brinde ". Em seguida, observe a rima B demonstrada por" frio "e" espera ".
Havia um Velho da Costa que placidamente sentou-se em um poste; Mas quando estava frio, ele largou o braço e pediu uma torrada quente com manteiga.
O padrão de ritmo de uma limerick é igualmente gravado em pedra. O número de batidas em cada linha é o que é contado, e não o número de sílabas. As "batidas" são as sílabas tônicas da linha. A primeira, segunda e quinta linhas devem ter três batidas em cada linha. A terceira e a quarta linhas devem ter duas batidas em cada linha. Observe que a mudança de ritmo segue a mudança de rima, tornando um pouco mais fácil lembrar quais linhas são diferentes. No limerick de Lear, a quarta linha contém duas batidas - He re LIN quished seu HOLD. A última linha contém três batidas - E ele CHAMADO por algum HOT manteiga BRINDE.
A última linha deve ser como o final de uma piada. A última linha da limerick deve ser uma pequena surpresa de algum tipo - algo que o leitor não esperará. A surpresa é uma forma de transmitir um pouco de humor em uma limerick. Dê um final inesperado e os poemas soarão como uma piada.
Encontre um assunto que seja apropriado. Quando as pessoas lêem limericks escritas para um público adulto, elas esperam que sejam um pouco atrevidas. Se a limerick for escrita para adultos e for sobre belas árvores, certamente haverá decepção. Por outro lado, se a limerick for escrita para crianças ou famílias, deve ser limpa e inocente, mas ainda assim ter um ângulo humorístico. Irreverência e capricho são os principais ingredientes de uma limerick.
Limericks são curtos e bastante difíceis de escrever por causa de sua estrutura rígida. Mas uma limerick bem escrita com um final inteligente é algo inestimável para ser compartilhado com o público.
Dicas rápidas:
Certifique- se de saber quem será o público antes de escrever uma limerick travessa.