As resenhas de livros têm como objetivo ajudar as pessoas que ainda não leram o livro a ter um vislumbre da história de forma resumida. Pode ser usado como um guia para os leitores considerarem e avaliarem se devem ou não comprar e ler o livro. Para os alunos, as resenhas de livros são feitas como uma forma de teste, para ver o quanto da história eles compreenderam e compreenderam. Escrever uma resenha de livro envolvente sobre não- ficção, como livros de ciências, biografias e outros livros acadêmicos, é mais desafiador porque alguns livros podem não estar em um formato de narração de histórias. A chave é dar aos leitores uma ideia dos destaques do livro e do valor que o leitor obterá. Aqui estão algumas dicas úteis para escrever uma resenha de livro para obras de não-ficção.
- Você não pode compartilhar suas percepções e idéias sobre um livro se não o tiver lido. Primeiro, você precisa ler o livro por completo. A leitura rápida pode não funcionar porque você pode perder alguns pontos importantes. É melhor fazer anotações durante a leitura, para que seja mais fácil para você escrever uma resenha do livro mais tarde. Anote as páginas em que você teve uma determinada ideia para poder voltar a ela mais tarde, especialmente se precisar anotar nomes, datas e lugares. Use marcadores se você for o proprietário do livro. Você pode escrever nas margens da página ou usar adesivos para marcar as páginas.
- Escreva o enredo da história, os personagens principais e quais são seus papéis e objetivos na história. Se não for em forma de história, como um livro de ciências, escreva sobre os principais tópicos do livro e um resumo de cada tópico.
- Para livros de histórias de não ficção, não inclua o clímax e o final da história. É melhor apresentar os personagens principais - o herói e o vilão - e o que eles estão lutando. Isso é para resenhas de livros que não incluem spoilers. A maioria deles é usada para motivar os leitores a comprar o livro e descobrir o que acontece a seguir.
- Há resenhas de livros que descrevem toda a história, incluindo a conclusão. Geralmente, eles são distribuídos após o lançamento de um determinado livro, após algumas semanas ou meses. Ele pode ter fornecido os pontos principais, mas deve ser escrito de forma que o leitor ainda queira comprar o livro, porque os detalhes também são muito interessantes para serem lidos.
- Inclua outras informações sobre o livro, como se ele inclui um apêndice, índice e ilustrações. Descreva também a maneira como o livro foi escrito - seja formal, acadêmico ou informal. Isso dará ao leitor uma ideia se ele apreciará mais o livro.
- Você pode fornecer sua visão e opinião pessoal sobre o livro de não ficção, mas minimize as críticas. Concentre-se nos pontos positivos e forneça razões pelas quais as pessoas deveriam ler o livro.