Uma sinopse é necessária para lançar um manuscrito a um editor. A sinopse conta toda a história do livro em um espaço curto e de uma forma que vende o livro para a editora. Escreva sua sinopse em papel comum de alta qualidade e use uma fonte padrão de 12 pontos. Alguns editores também gostam de espaçamento duplo, o que é mais agradável para os olhos; leia as diretrizes do redator para ter certeza de qual tipo de espaçamento será esperado.
Descreva a configuração. Se o cenário for importante para a história, inclua uma breve visão geral dele para definir o tom. Pode ser um parágrafo ou apenas algumas frases que conduzem à história.
Se houver informações importantes de fundo que afetam os personagens ou o enredo, destile-os em um parágrafo que transmita essa informação e explique sua importância para a história.
Apresente seus personagens principais e comece a contar sua história. Inclui todas as principais crises que os personagens enfrentam e como eles as suportam. Expresse seus personagens o suficiente para que suas motivações sejam claras. Se os motivos não forem claros intencionalmente na história, descreva-os na sinopse. O editor que lê deve entender por que tudo na história está acontecendo.
Pontue a sinopse com citações relevantes de seus personagens. Citar o texto narrativo também é permitido, se ajudar a demonstrar o estilo único do livro e injetar algum entusiasmo na sinopse. Emoção, motivação e traços de caráter são todos discerníveis a partir das citações certas, então escolha com sabedoria.
Cubra o livro, capítulo por capítulo, do início ao fim. A sinopse deve ser lida como um mini-romance, com um enredo completo, sub-enredos e personagens suficientes para transmitir os diferentes aspectos da história. Certifique-se de não omitir nenhum ponto importante da trama e conflitos. Às vezes, pode ser difícil para um escritor identificar os elementos mais importantes da história; para o escritor, tudo isso pode ser importante. Para decidir quais elementos não podem ser omitidos, tente imaginar escrevendo a contracapa do livro ou escrevendo uma resenha sobre ele. O que você diria sobre o enredo naquele espaço limitado? Se você tivesse que descrever o livro para amigos, o que diria sobre ele?
Escreva a sinopse no tempo presente. O presente transmite uma imediação e relevância para a história. Mesmo que a história seja escrita no pretérito, e mesmo que o livro não seja de ficção, a sinopse deve ser escrita no presente.
Veja a duração da sinopse. Existem vários comprimentos que os editores gostam de ver, mas a regra padrão é de duas a cinco páginas, no máximo. Se você não tiver certeza do tamanho exigido, consulte as diretrizes do redator do editor online ou ligue para o editor que solicitou a sinopse.
Evite truques desnecessários. Escritores iniciantes às vezes acreditam que um truque, como papel colorido, fontes estranhas ou uma apresentação de alta potência para a história no início da sinopse irá diferenciá-la dos inúmeros outros pitches. Quaisquer truques desnecessários simplesmente fazem o escritor parecer amador. Uma sinopse escrita em tinta multicolorida não será levada a sério. Da mesma forma, não pense que falar diretamente com o leitor em um aparte (isto é, "Então ela montou o cavalo, você pode acreditar?") Será visto como inteligente. Deixe a história se vender.
Uma sinopse deve ser lida como um romance, mas deve vender o livro como uma cópia do anúncio. O desafio único de escrever uma sinopse é encontrar um cruzamento entre os dois, mantendo o editor interessado e engajado em sua história.
Dicas rápidas:
Certifique-se de que o estilo de sua escrita esteja aparente em sua sinopse.