Chegou o momento em sua vida educacional em que você deve escrever uma tese. Você passou o ano todo fazendo lição de casa, escrevendo redações, fazendo anotações e estudando para os testes. Agora, toda a sua turma e tudo o que você aprendeu se resumem a uma palavra de seis letras: tese. A palavra "tese" é derivada do grego e significa literalmente "proposição intelectual". Sua tese deve ser original, criativa e, o mais importante, inteligente. No entanto, não precisa ser impossível.
Escolha um tópico amplo: antes mesmo de começar a escrever sua tese, você deve saber sobre o que vai escrever. Dê a si mesmo alguns dias ou até semanas para escolher um tópico realmente bom. Neste período, pesquise o seu tópico para se certificar de que há material suficiente sobre ele. Escrever sua tese pode ser possível e talvez até divertido se você escolher um tópico que seja interessante para você ou que você entenda. Certifique-se de escolher um tópico que seja relevante para a classe ou especialização para a qual você está escrevendo sua tese.
Limite seu tópico: se você escolheu um tópico amplo, a próxima etapa é restringir seu foco para que você possa fazer justiça em sua tese. Quando o seu tópico de enfoque for apropriadamente estreito em escopo, coloque-o na forma de uma pergunta que você possa responder em profundidade.
Pesquisa: o próximo passo é pesquisar como um louco. Encontre livros, artigos, estudos de caso e entrevistas que ajudarão a contribuir com sua tese. A forma e os métodos de sua pesquisa dependerão do assunto de sua tese.
Escreva sua introdução: Agora que você escolheu um tópico e conduziu a pesquisa, agora está pronto para escrever a introdução de sua tese. Essas primeiras frases devem ser poderosas e interessantes, levando o leitor a avançar no restante de sua tese. Em sua introdução, você deve incluir a declaração de sua tese, que é sua resposta fundamental para a pergunta que você desenvolveu na etapa dois.
O corpo: sua tese vai ser longa. Você deve manter o corpo de sua tese equilibrado e forte durante todo o tempo. Comece delineando as ideias que você deseja apresentar em sua tese. Um esboço o ajudará a se manter organizado e no caminho certo. Certifique-se de incluir as fontes citadas, as opiniões de outras pessoas e suas próprias opiniões e descobertas. Lembre-se de sempre escrever com voz ativa. Lembre-se também de manter um fluxo lógico de uma ideia para a outra, com cuidado para não dar a impressão de aleatoriedade.
A conclusão: para terminar sua tese com uma boa nota, certifique-se de não simplesmente repetir e resumir tudo o que você acabou de escrever. Em vez disso, feche seus pensamentos e descobertas com o mesmo poder e interesse que você trouxe para a sua introdução, amarrando graciosamente todas as pontas soltas.
Edit: Depois de ter finalmente escrito sua tese, certifique-se de obter o maior número possível de pessoas para editá-la. Primeiro, permita-se varrer a tese várias vezes e fazer edições. Em seguida, permita que pais, professores, tutores de redação ou outros alunos o editem. Esteja aberto a todas as idéias e críticas.
Dicas rápidas:
Se você estiver tendo problemas com sua tese, não tenha medo de pedir ajuda e orientação de seu professor ou orientador.