As caixas de madeira têm vários usos. Eles podem ser usados como um banquinho ou mesa improvisados, como uma caixa de armazenamento ou como uma prateleira de exposição. Você pode usar engradados reciclados para esse fim, embora a construção possa não ser do seu agrado. Quando você pretende usar caixas de madeira para armazenamento ou exibição, é melhor construí-las você mesmo do que comprá-las. Você pode personalizar o design e as dimensões das caixas para atender às suas necessidades. Abaixo estão as etapas de como fazer uma caixa de madeira.
Decida que tipo de caixa você vai fazer e com que propósito. Você pode construir uma caixa para sua coleção de CD e DVD, para sua coleção de vinil ou livros, para seus arquivos ou revistas ou como escaninhos organizadores para seus vários hobbies.
Decida se você deseja extremidades sólidas e fundo ou se deseja que as caixas tenham ripas abertas em todos os cinco lados. Decida também se você vai pintar as caixas ou manchar e envernizá-las, pois isso o ajudará a escolher a madeira a ser usada. Na verdade, você pode usar qualquer tipo de madeira para as caixas, mas as de madeira nobre ficarão melhores, manchadas e com acabamento em poliuretano. Para caixas de aparência autêntica, você deve procurar madeira de pinho nodosa que possa ser lacrada e lacada.
Meça as pontas primeiro da madeira maciça espessa. Você pode torná-lo um quadrado ou um retângulo se quiser que a caixa seja mais profunda ou mais larga. Você precisa de duas peças para uma caixa.
Meça a altura das placas finais e corte quatro pedaços de 5,10 cm por um pedaço de madeira de dez centímetros. Eles serão usados como suportes de canto para as caixas. Determine o comprimento que você deseja que as laterais das caixas tenham e corte sete pedaços de um pedaço de madeira de 2,5 cm x 10 cm. Estes serão para os trilhos das laterais e do fundo da caixa.
Comece a montar as peças. Prenda uma braçadeira de canto a um lado da peça final. As bordas das peças de madeira devem ser alinhadas uma contra a outra. Prenda a outra braçadeira de canto ao outro lado da extremidade e faça o mesmo com a outra extremidade. Use pregos ou madeira e martele ou aparafuse-os diretamente se as peças finais forem feitas de madeira mais fina ou mais macia. Se você estiver usando madeira dura, é necessário perfurar previamente os orifícios para garantir que a madeira não se parta.
Prenda os trilhos inferiores primeiro. Pegue as três peças de trilhos e distribua as peças uniformemente. As laterais e extremidades dos trilhos devem ser niveladas com as extremidades de madeira da caixa. Adicione um pouco de cola de madeira e pregos ou aparafuse-os no lugar.
Vire a caixa de lado para prender as grades laterais e repita o processo para o outro lado. Permitir que a cola seque. Lixe a caixa montada até que a madeira esteja lisa. Sele as juntas e lixe novamente. Limpe a caixa com um pano macio.
Aplique uma camada de primer se for pintar a caixa ou aplique tinta para madeira se for usar poliuretano. Deixe o primer secar. Se você aplicou tinta para madeira, deixe-a de molho por pelo menos oito horas antes de aplicar o acabamento de poliuretano.
Você acabou de fazer sua caixa de madeira básica. Você pode variar o design conforme se torna mais proficiente. Você pode esculpir alças ou fazer dois furos perto do topo das duas pontas sólidas e deslizar um pedaço de corda através dos furos, dar um nó nas pontas do lado de dentro e usá-los como alças de caixa. Você também pode decupar as caixas para um visual diferente. Há muitas coisas que você pode fazer com sua caixa de madeira básica para torná-la única e personalizada.