Como construir um piso flutuante para um estúdio de gravação?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Os estúdios de gravação precisam da acústica certa para uma gravação e mixagem de som perfeitas. Sem ele, a música simplesmente não soará bem. Ter um piso flutuante é essencial para isso. O espaço intermediário criado pela elevação do piso é isolado de modo que protege contra os sons vindos de baixo e ajuda a amortecer o som dentro da sala. Pode ser um pouco caro, mas não é aconselhável operar um estúdio de gravação sem piso flutuante. Veja como construir um piso flutuante para um estúdio de gravação:
Reúna os materiais. Aqui está a lista de coisas que você precisa adquirir para construir um piso flutuante para o seu estúdio de gravação: estofamento de neoprene, compensado, drywall, piso de madeira, material isolante, um dispositivo de medição de fita, recortes de estanho, diluente de tinta, cimento de contato, um serra e uma faca.
Preenchimento de neoprene. Você precisa preparar seu revestimento de neoprene, cortando-os em quadrados. Use o recorte de lata para isso e cada quadrado deve medir 5 centímetros de cada lado. O acolchoamento será utilizado para apoiar o piso flutuante. Você precisa obter as medidas do piso para determinar a quantidade de madeira compensada, piso de madeira e drywall de que vai precisar. Depois disso, você precisa calcular o peso total a ser suportado para saber quanto enchimento de neoprene usar. Seu enchimento de neoprene pode suportar até 7 kg por quadrado. Limpe o enchimento com diluente para que seja mais fácil para eles aderirem um ao outro com o cimento.
Estabelecendo as pilhas de neoprene e isolamento. Distribua uniformemente as pilhas de enchimento de neoprene em torno do piso. No espaço entre as pilhas, insira o material de isolamento. Use seu canivete para cortar o isolamento ao redor das pilhas, pois o isolamento deve ser mais baixo do que as pilhas para que não toque no piso flutuante.
Construindo o chão. Certifique-se de que cada tipo de madeira seja do mesmo tamanho. Pegue sua madeira compensada e corte-a no tamanho certo. Deve caber em todo o chão, de parede a parede. Não há necessidade de usar adesivos. Tudo o que você precisa fazer é colocá-lo sobre o forro de neoprene. A camada de drywall é a próxima. Deve ter 1,60 cm de espessura. Prenda-o à madeira compensada com parafusos de drywall. Adicione outra camada de madeira compensada sobre a parede de gesso. Prenda-o na parede de gesso em torno das bordas com parafusos. Coloque a última camada de piso de madeira sobre a segunda camada de madeira compensada.
Dicas de segurança. Use botas com sola de borracha grossa ao caminhar pelo chão, para ficar protegido de pregos e objetos pontiagudos, caso pise neles. Não se esforce carregando objetos pesados. A maioria dos estúdios de gravação não tem janelas, portanto, certifique-se de abrir a porta para que haja ventilação adequada.
Levará muito tempo e mão de obra, mas pode ser feito. Um piso flutuante no estúdio resolve problemas de acústica e ajuda a tornar a sala de gravação à prova de som. Siga os passos acima e você também poderá construir seu próprio piso flutuante.