Em uma cena idílica de inverno, como em um cartão postal ou um cartão de Natal, você pode ver cabanas de madeira de aspecto aconchegante que parecem tão resistentes e prontas para protegê-lo e mantê-lo aquecido, mesmo com neve espessa ao redor. As cabanas de toras normalmente estão associadas à vida rural na Europa e no Canadá, embora a construção de toras possa traçar suas raízes na Europa Oriental e na Escandinávia.
A ideia da construção de uma cabana de toras é empilhar troncos de árvores uns sobre os outros e, onde as toras se cruzam, entalhes de canto foram cortados para que as toras se sobreponham. Ao longo dos anos, mais técnicas de entalhe foram desenvolvidas para garantir que as toras se encaixem bem umas nas outras e mais estanques às intempéries e para reduzir a quantidade de enchimentos - chamados de chinking ao usar pedras e gravetos ou daubing ao usar lama ou musgo, para preencher as lacunas.
Entalhes de canto
Existem muitos tipos e variações diferentes de entalhes de canto para escolher. Alguns deles são:
Entalhe da sela (entalhe redondo) - colocado próximo ao final de um tronco redondo, assim chamado porque se assemelha a uma sela como um U largo ou uma forma de V arredondado.
Entalhe quadrado - usado quando a tora foi cortada em um quadrado e as peças quadradas são removidas da parte superior e inferior da tora.
Entalhe de cauda de pomba - pode ser usado em um tronco quadrado ou redondo. O entalhe é cortado na extremidade do tronco em um ângulo para fazer cunhas apontando para dentro que lembram a cauda de uma pomba.
Entalhe de meia cauda de andorinha - como o nome indica, tem apenas uma borda alargada. O outro lado é plano.
Para um iniciante, a sela ou entalhe redondo é a melhor escolha, onde semicírculos são cortados nos lados superior e inferior de um tronco redondo para um melhor ajuste. Você vai precisar de uma serra reta (ou uma serra elétrica), goivas de cabo longo de varredura rasa, macete e uma ferramenta de traçar.
Registro de encaixe perfeito
Uma ferramenta de escrita é a ferramenta mais importante para obter um registro de encaixe perfeito. É utilizado para traçar e transferir o contorno da tora abaixo para a tora que será colocada em cima dela.
Aqui estão as etapas para fazer os entalhes em toras redondas.
Role a tora para a posição em cima da tora inferior e prenda-a com um grampo para que não role.
Use sua ferramenta de traçar para traçar o contorno da tora inferior na tora superior não cortada que deve ser entalhada. Comece a meio caminho ao longo de um lado do tronco para o outro lado para desenhar um semicírculo.
A partir daí, você pode inverter a tora para ter acesso ao final onde precisa fazer o entalhe ou pode remover a tora e colocá-la em um cavalete ou no chão para fazer seus cortes. Escolha aquele que lhe fornecerá a maneira mais fácil de trabalhar.
Com uma motosserra ou uma serra reta, faça vários cortes retos na parte interna do contorno traçado, terminando no contorno do semicírculo. Se estiver usando uma motosserra, você pode fazer cortes diagonais nas fatias retas para poder remover a madeira ou literalmente retirar a madeira.
Para terminar o entalhe, use uma goiva rasa para remover o resto da madeira e completar o corte do entalhe redondo. Você fará entalhes em ambas as extremidades do tronco.
Traga a tora de volta para a fundação e verifique se os entalhes se encaixam perfeitamente na tora inferior e faça os ajustes necessários.
A construção de entalhes para toras exige tempo, prática e precisão, além de muito trabalho manual. Obtenha as ferramentas necessárias para fazer entalhes e fazer algumas pesquisas. Certifique-se de usar equipamento de segurança ao usar ferramentas afiadas. Em breve você estará construindo sua primeira cabana de madeira.