Como renovar o sótão?

É melhor demorar um pouco mais para terminar a reforma do que acabar com um espaço feito ao acaso
É melhor demorar um pouco mais para terminar a reforma do que acabar com um espaço feito ao acaso.

Com vontade de mudar a aparência do seu sótão? Renovar o sótão pode parecer uma tarefa difícil se você não tiver experiência anterior. Mas também pode ser um projeto divertido e gratificante. Siga estas etapas para renovar seu sótão:

1. Decida para que o espaço será usado.

Uma sala de jogos para as crianças? Um quarto extra na casa? Um escritório em casa? Ou você quer apenas mantê-lo como um depósito extra, mas com mais estilo?

2. Descubra se o sótão é estruturalmente sólido.

Espaços de vida

Descubra também se existem limitações estruturais que precisam ser resolvidas antes da renovação. Um sótão é o espaço entre o último andar e o telhado. Como tal, a maioria dos sótãos são feitos para armazenamento e nunca pretendidos como espaços habitáveis. Responda estas perguntas:

  • O seu sótão tem espaço suficiente para as pessoas andarem confortavelmente?
  • O piso pode suportar a carga adicional? Lembre-se de que o piso do sótão é o teto dos quartos do andar superior.
  • É bem ventilado? Embora você possa usar ventiladores elétricos para resfriar o sótão durante os meses quentes de verão, a instalação de janelas permitirá que o ar circule melhor.
  • As paredes e o telhado estão adequadamente isolados? Adicionar isolamento adequado pode reduzir o custo de energia durante o inverno. Com um bom isolamento, você pode não precisar de aquecedores adicionais para aquecer o ambiente.
  • Existem danos no piso ou nas vigas que precisam ser corrigidos? Todas as fiações elétricas estão intactas? Se você tem problemas com ratos, sabe como eles adoram mastigar fios e qualquer coisa feita de madeira. Fios expostos são um risco de incêndio.
  • Como você acessa seu sótão? Por meio de uma escada suspensa ou de uma porta que leva a uma escada permanente, mas pouco atraente?

Você deve consultar um inspetor de construção local ou um empreiteiro qualificado (se estiver contratando um) para garantir que tudo esteja de acordo com o código. Uma reforma normalmente requer uma licença local.

3. Desenhe o plano.

Consulte revistas de design de interiores

Ou você quer apenas mantê-lo como um depósito extra
Ou você quer apenas mantê-lo como um depósito extra, mas com mais estilo?

Se o projeto for simples, você mesmo pode desenhar o plano. Mas, para grandes reformas, você pode contratar um empreiteiro profissional e / ou um designer de interiores para o trabalho. Peça referências e estimativas antes de contratar alguém. Consulte revistas e sites de design de interiores para ter ideias adicionais sobre como atualizar seu sótão.

4. Determine seu orçamento.

Ao elaborar o plano, você também deve decidir quanto está disposto a gastar. A conversão do seu sótão de armazenamento para uma área de estar não precisa ser cara. No entanto, você pode querer tomar providências para quaisquer despesas imprevistas.

5. Finalmente, execute o plano.

Sem estresse

Se você tiver um projeto bem planejado, a reforma deve ser tranquila e sem estresse. Se você contratou profissionais para fazer o trabalho, geralmente há um período de tempo acordado para o projeto. Mas se você está fazendo isso sozinho, não se apresse. É melhor demorar um pouco mais para terminar a reforma do que acabar com um espaço feito ao acaso.

Renovar o sótão não precisa ser difícil ou caro. Um sótão bem reformado agrega valor à sua casa, caso você decida vendê-la. Mas, o mais importante, é um lugar onde você pode relaxar e se retirar. Assim que terminar a renovação, sente-se e desfrute do seu novo sótão!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail