A próstata é o órgão responsável pela secreção de fluido que transmite as células espermáticas. Isso pode ser encontrado na frente do reto, mas abaixo da bexiga. Assim como nos humanos, os problemas de próstata podem afetar muito a saúde de um cão.
É importante entender os diferentes tipos de problemas de próstata de um cão para que você saiba o cuidado e o tratamento adequados para seu amigo que tem esta doença:
Aumento da próstata. Este é um dos problemas de próstata mais comuns. É também conhecido como BPH ou hiperplasia benigna da próstata. Embora esse distúrbio não seja canceroso, ele deve ser tratado imediatamente devido ao desconforto que causa ao cão. Isso geralmente ocorre em cães que não foram castrados e idosos. O aumento faz com que a próstata pressione o reto, causando dificuldade para urinar e defecar.
Inflamação da próstata. Isso é causado por bactérias no trato urinário, levando a problemas urinários. Um cão com inflamação da próstata sentirá coceira no trato urinário.
Câncer de próstata. Este tipo raro de problema de próstata é o mais fatal, embora seja raro. Por isso, deve ser tratado assim que for detectado, pois pode se espalhar facilmente por todo o corpo do cão.
Para tratar o aumento e a inflamação da próstata, o cão deve receber medicamentos e suplementos vitamínicos apropriados. Em alguns casos, o cão pode até precisar de um tratamento de radiação e terapia hormonal, especialmente aqueles que sofrem de câncer de próstata.
Aqui estão outras maneiras de cuidar do cão com problemas de próstata:
Neutralize o cachorro. A remoção das glândulas da próstata não apenas eliminará a fonte de desconforto do cão, mas também prolongará sua vida útil.
Para aliviar sua dificuldade de evacuar, dê a ele alimentos ricos em fibras que irão aliviar a pressão. Você também pode tratar seu cão com palitos de cenoura junto com ração rica em fibras.
Passeie com o cachorro lá fora. Também será de grande ajuda encorajar o cão a vagar fora. Isso fará com que o cão urine com frequência, evitando assim a complicação da infecção do trato urinário. Deixe o cachorro dar um passeio ao ar livre regularmente.
O cão vai precisar de muita paciência por causa de sua desordem. Certifique-se de passar um tempo com o cão para as sessões de jogo todos os dias. Além disso, seja paciente com o cão ao urinar. Como a próstata inflamada pode causar pressão, deixe o cão descansar um pouco antes de exigir que ele urine.
Dê uma dose de aspirina para aliviar um pouco a dor. No entanto, certifique-se de consultar o seu veterinário. Ele determinará a dosagem certa para a condição do seu cão.
Dê ao cão bastante água fresca regularmente. Isso ajudará a evitar o desenvolvimento de infecção do trato urinário.
Se o cão mostrar dificuldade em mover o intestino, peça ao seu veterinário para prescrever um suplemento amaciante de fezes. Isso ajudará a afrouxar a consistência das fezes e aliviará um pouco a dor no esvaziamento dos intestinos.
Problemas de próstata requerem atenção adequada
Os cães que sofrem de problemas de próstata requerem atenção e cuidados adequados. Quer o problema da próstata do seu animal seja fatal ou não, ele deve receber tratamento imediato para melhorar a qualidade de vida do seu cão. Dar os devidos cuidados ao seu animal de estimação irá mantê-lo longe de doenças.