As fundações são apenas isso - as fundações - qualquer edifício é tão forte quanto a fundação sobre a qual está assentado. Neste artigo, vou me concentrar principalmente em casas residenciais, pois são as mais comuns; no entanto, os métodos simples podem ser aplicados a qualquer estrutura independente. Existem vários sinais indicadores de problemas de fundação que são fáceis de detectar, veja como...
Passo 1
A primeira coisa a verificar são as janelas interiores e a área geral à sua volta. Procure rachaduras na parede de gesso perto dos dois cantos superiores da janela. Se estiverem lá, devem ser fáceis de localizar e geralmente sobem e ligeiramente para os lados da janela até atingirem o teto. Se a parede de gesso / gesso estiver obscurecida por painéis ou algo semelhante, descole ou remova o painel para obter uma visão clara de quaisquer rachaduras que possam estar lá. Verifique também os dois cantos inferiores para ver se há rachaduras semelhantes que descem até o chão. Rachaduras indicam algum tipo de estresse ou dano estrutural. Para determinar se é um problema menor ou maior, convém verificar todas as janelas dessa forma. Se mais tem rachaduras do que não, é uma aposta decente queexistem problemas de fundação significativos. Se apenas uma ou duas janelas apresentarem rachaduras, é possível que o dano seja pequeno e localizado. Muitas casas e edifícios antigos irão naturalmente assentar em suas fundações e causar algumas rachaduras menores.
Passo 2
Como antes, a próxima coisa a verificar são todas as portas internas: quarto, banheiro, armários. Verifique cada um para ver como eles abrem e fecham, veja se eles combinam uniformemente com as molduras das portas. Se eles não fecharem totalmente ou precisarem ser forçados a fechar completamente, é um possível sinal de problema na fundação. Assim como na etapa 1, é tudo sobre quantas portas fecham ou não fecham corretamente.
Etapa 3
A terceira coisa a verificar é o piso de cada quarto. Pegue um nível de carpinteiro padrão e verifique os quatro cantos e o centro de cada cômodo da estrutura. Se os pisos estiverem ligeiramente desnivelados, é possível que haja danos à fundação.
Passo 4
A quarta e última verificação é a mais reveladora de todas. Observe cuidadosamente a linha do telhado e as laterais. Observe se há algum ponto afundado nas laterais do telhado. Observe atentamente ao longo do topo da linha do telhado para ver se há linhas curvas ou onduladas ao longo da linha do telhado. Se houver algum ponto afundado, este é um sinal quase certo de dano à fundação. Caso contrário, a base existente provavelmente é bastante sólida.
Esperançosamente, essas etapas fáceis serão úteis para avaliar com precisão a condição da fundação do seu prédio!