Como evitar a contaminação das águas subterrâneas?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
A contaminação das águas subterrâneas ocorre quando substâncias naturais ou artificiais permeiam as águas subterrâneas, tornando-as inadequadas para uso. A poluição pode penetrar nas águas subterrâneas por várias rotas. Um exemplo é através da água da chuva ou lagos, que lavam o solo encharcado com substâncias tóxicas nas águas subterrâneas. Existem muitas causas para a contaminação das águas subterrâneas. Os exemplos são corrosão, disposição inadequada de resíduos, gestão inadequada de confinamentos, armazenamento e uso impróprio de materiais perigosos, derramamentos químicos acidentais, tampas de aterros sanitários com vazamento e sistemas sépticos mal instalados.
Quando a água é contaminada, as pessoas e todos os outros seres vivos que bebem água bombeada do solo são gravemente afetados. A água subterrânea hoje ainda é usada para vários fins, desde beber, tomar banho, uso doméstico e comercial para uso industrial. Pessoas, animais e outros organismos vivos podem ficar gravemente doentes ou morrer por beber ou usar águas subterrâneas contaminadas. Para evitar esse tipo de poluição, todos devem se sentir responsáveis e agir.
Comece a praticar a redução de resíduos e o descarte adequado de resíduos em casa. Antes que você espere que seus vizinhos e as autoridades tomem medidas para prevenir a contaminação do lençol freático, o esforço deve começar em sua casa. Envolva toda a família no conhecimento dos produtos que compra e usa. Por exemplo, em vez de comprar produtos com embalagens descartáveis, opte por aqueles que podem ser reciclados, devolvidos ou reutilizados. Você também pode comprar itens a granel para evitar muitas embalagens para descartar. Quando se trata de comida, prepare apenas o que precisa, evite preparar muito. Pratique a compostagem de resíduos de alimentos como vegetais e frutas. Quando você compra, leia atentamente os rótulos. Escolha produtos domésticos não tóxicos, alternativos ou biodegradáveis. Se você estiver usando pesticidas em seu jardim, selecione as alternativas menos tóxicas. Tanto quanto possível, evite usar arsênico, produtos químicos tóxicos. Se for necessário usá-los, leia as instruções e aplique-as apenas conforme sugerido. Em vez de descartar eletrodomésticos, móveis e outros bens velhos, você pode optar por aplicar uma reforma, lançar uma venda de garagem ou doar suas coisas. Os veículos também são fontes de poluição. Faça a manutenção adequada do seu carro para proteger o meio ambiente e também economizar dinheiro.
Sistemas sépticos mal instalados são uma das causas da poluição das águas subterrâneas. Inspecione sua fossa séptica e faça manutenções regulares. Não jogue nenhum produto químico doméstico no tanque e evite usar produtos químicos prejudiciais para a limpeza.
As práticas agrícolas devem empregar o manejo da cultura e do solo. Isso inclui melhorar a matéria orgânica, plantio adequado, bons sistemas de drenagem e irrigação e utilização de equipamentos apropriados para arar e colher. Quanto ao uso de fertilizantes e pesticidas, evite pulverizar nas proximidades de águas abertas. Use apenas pesticidas certificados e aplique-os de acordo com as instruções do fabricante.
Negócios industriais, comerciais e todos os outros em vários setores devem empregar medidas para prevenir a poluição e fazer esforços ambientais para ajudar a economizar terra e água. As instituições que possuem resíduos biológicos também devem aplicar descontaminação antes de descartar os resíduos.
Existem muitas outras formas de prevenir a contaminação das águas subterrâneas, assim como também existem muitas outras fontes deste tipo de poluição. É importante aprender mais sobre eles para saber o que você pode contribuir para o meio ambiente e também continuar a desfrutar de águas subterrâneas limpas e seguras.