Muitos chefs caseiros em toda a Europa estão ocupados a cada outono colhendo ameixas maduras e fazendo slivovitz com elas. Slivovitz traça sua herança na região dos Balcãs na Europa, onde esta bebida destilada é uma bebida básica. É apreciado principalmente como um coquetel e carrega um forte ponche, muitas vezes registrando mais de 102 provas de álcool.
Embora você possa fazer slivovitz usando virtualmente qualquer fruta, o slivovitz tradicional é feito apenas com ameixas bem maduras, uma variedade também chamada de ameixa. As ameixas devem ter o caule removido e ser lavadas para retirar toda a sujeira e detritos. Você pode deixar os fossos dentro ou removê-los, dependendo de sua preferência. Agora a fruta está pronta para ser colocada em um barril à prova d'água com água e açúcar. Amasse as ameixas levemente para romper a casca e permitir que a mistura fermente.
Registra o teor de açúcar
Continue a esmagar as ameixas para remover qualquer acúmulo de ar diariamente; continue fazendo isso por pelo menos seis a oito semanas. A fermentação estará completa quando um dispositivo chamado de oeschlemeter que registra o teor de açúcar indicar que o mosto tem pelo menos 3% de açúcar.
Carbonato de cálcio ou hidróxido de cálcio agora devem ser adicionados à mistura de frutas amassadas para ajudar a interromper o processo de fermentação. O nível de pH do mash deve estar em torno de 4,0.
Uma vez que o cálcio foi adicionado à mistura de purê para equilibrar a acidez, deixe a mistura descansar por vários dias enquanto a fermentação para completamente. Como não é legal na Europa que particulares destilem licor depois de fermentar o mosto, você terá que encontrar um destilador de varejo se quiser levar sua mistura de mosto ao próximo nível de produção de slivovitz.
Bico de evaporação
A destilação é um processo no qual o mosto é aquecido em um recipiente de metal que é selado com uma tampa fixada a um bico de evaporação para permitir que o licor seja coletado em um segundo recipiente. A destilação resulta em um licor claro com aproximadamente 100 provas, mas isso pode ser reduzido em força misturando-o com água destilada.
O slivovitz é agora colocado em jarras de vidro por vários dias, que são abertas ao longo do dia para permitir que o ar acumulado escape. O processo final na fabricação do slivovitz é permitir que o licor envelheça, selando o líquido em garrafas de vidro para slivovitz branco ou barris de carvalho para slivovitz com uma cor levemente dourada.
O Slivovitz é popularmente apreciado como aperitivo após o jantar, quer à temperatura ambiente quer ligeiramente fresco.