Tarefas domésticas. Isso é algo que todo mundo tem que fazer, mas ninguém gosta de fazer isso, especialmente as crianças. Tentar fazer com que as crianças ajudem em casa pode ser uma tarefa árdua em si mesma. Isso pode ser facilmente corrigido alocando tarefas com o uso de um gráfico de tarefas. Até o mais novo dos filhos pode participar.
Muitas pessoas ficam surpresas com o que uma criança pequena pode aprender a fazer. Mesmo em tenra idade, eles podem aprender a guardar os brinquedos, jogar o lixo fora ou colocar os sapatos no devido lugar. Esta é uma ótima maneira de começar a ensinar sobre como ajudar nas tarefas domésticas.
Dever de cozinha
Obviamente, as crianças mais velhas podem fazer muito mais. As tarefas devem começar em níveis adequados à idade e aumentar à medida que envelhecem. As tarefas diárias são um bom começo para todas as crianças. Isso pode envolver fazer a cama ao se levantar, alimentar o animal de estimação e limpar a caixa sanitária, ajudar nas tarefas da cozinha ou colocar toda a roupa suja no cesto.
Semanalmente, eles podem ajudar a aspirar, tirar o pó, lavar a roupa, limpar as varandas ou esfregar o chão. A lista é interminável com o que as crianças podem ajudar. O único problema é realmente fazer com que eles o façam.
Com um gráfico de tarefas, as tarefas podem ser atribuídas a cada criança com tarefas diárias e semanais. Pendure-o na geladeira e risque quando cada tarefa for concluída. Dependendo da idade de seus filhos, considere algum tipo de sistema de recompensa. Viagens para a loja do dólar, um novo toque ou uma mesada são alguns bons exemplos.
Cartolina
Um gráfico de tarefas pode ser facilmente feito no computador ou em um grande pedaço de cartolina. Basta fazer um gráfico em formato de caixa com os nomes das crianças no lado vertical da caixa e os dias da semana na parte superior. Para cada criança, escreva o que ela deve fazer em um determinado dia da semana. Só pode haver uma tarefa por dia ou algumas, dependendo do que for necessário. Quando cada tarefa for concluída, risque ou coloque um adesivo ao lado. Isso ajudará a criança a ver o progresso que está fazendo nas tarefas, especialmente se houver algum tipo de recompensa no final.
Se um gráfico de tarefas não é sua praia, tente atribuir tarefas a cada criança individualmente. Um exemplo seria que Janie lavava os pratos do jantar na cozinha às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto Susie lavava os pratos às terças, quintas e sábados. Ou tenha um dia de limpeza no sábado, onde Janie limpa o andar de cima e Susie limpa o andar de baixo em uma semana, enquanto troca de papel na semana seguinte.
Tarefas não são divertidas. No entanto, ter uma casa limpa a torna mais agradável. Tente fazer seus filhos adolescentes perceberem isso!