Poucas coisas acrescentam tanto conforto ao seu escritório ou sala de estar quanto um tapete no chão. Mas, embora os carpetes macios possam tornar o caminhar e o andar um pouco mais confortáveis, eles também são muito difíceis de limpar. A aspiração pode ajudar a remover a maior parte da poeira e sujeira que penetra no carpete, mas, eventualmente, você precisará limpar bem o carpete. Para fazer isso, um extrator de carpete é o melhor ajudante. Este dispositivo pode ser alugado na loja de ferragens local ou até mesmo no supermercado. Para a limpeza pesada de grandes extensões de carpete, um extrator de carpete resistente fornecido por firmas de aluguel de zeladores é o caminho a percorrer. Aqui estão as etapas para usar o extrator de carpetes.
Enfrente as áreas problemáticas. Um extrator de limpador de carpete funciona melhor com sujeira profunda. Embora um aspirador de pó faça uma limpeza completa em seu carpete, ainda é importante certificar-se de que as partes grandes de sujeira sejam removidas primeiro, passando uma bomba de aspirador de vácuo comum no carpete. Se houver manchas de comida, tente limpá-las usando sabão e detergente misturados com água para facilitar a limpeza do carpete mais tarde.
Prepare a solução de limpeza. Prepare o extrator colocando a solução de limpeza apropriada no tanque correto. Existem muitos tipos de extratores, como o extrator de cravo, o extrator de parafuso e o extrator de óleo. Dependendo do tipo e do tamanho do dispositivo que você usará, o tanque de água e solução de limpeza pode acomodar até 40 galões de líquido. Para limpeza em grande escala, é melhor usar dispositivos maiores que não requeiram água e recargas de solução de limpeza muito frequentes.
Execute o extrator. Depois de preparada a quantidade correta de solução de limpeza e água de acordo com as instruções na embalagem do detergente, é hora de conectar a máquina à fonte de alimentação. Ligue a máquina e corra no chão em pistas verticais. Para uma limpeza completa, a máquina deve passar por cada pista horizontal em um ângulo de 90 graus. Alterne a direção do ângulo de cada pista para criar um padrão de hachura cruzada que garantirá que a borda de cada pista também seja limpa.
Limpar. Enxaguar a solução com sabão do carpete exigirá que você enxágue o carpete usando o mecanismo de enxágue embutido no extrator de carpete. Certifique-se de usar água doce para o enxágue. Verifique a consistência do fluido sendo extraído do carpete. Um bom indicador de que o carpete já está bem enxaguado é quando a água que está sendo extraída está limpa.
Seque e desumidifique. Os tapetes não secam sozinhos. Como eles são deixados no chão e não podem ser pendurados ao sol ou instalados em secadores convencionais, você precisará usar ventiladores de carpete que soprarão uma grande quantidade de ar sobre o carpete. O ar absorverá as moléculas de água e facilitará a secagem mais rápida do carpete. Use um desumidificador para remover o excesso de vapor de água do ar. O ar ficará ainda mais úmido se você estiver usando extratores de carpete com água quente. Certifique-se de usar um desumidificador para isso.
Para ajudá-lo a escolher qual extrator de carpete é melhor para sua casa ou escritório, verifique as avaliações de limpeza. Se você não puder fazer a limpeza sozinho, existem serviços de zeladoria prontos para fazer o trabalho para você. Com essas etapas, é fácil colocar seu carpete no estado original em que foi instalado pela primeira vez.