Em primeiro lugar, o que é bromo? O bromo é usado como desinfetante em piscinas, da mesma forma que o cloro. É eficaz no combate ao crescimento e propagação de bactérias, algas, odores nocivos e outros contaminantes em piscinas. O bromo pode ser colocado na água da piscina em forma de comprimido ou em forma de mistura líquida. É importante lembrar que o bromo, embora amplamente utilizado como alternativa ao cloro na desinfecção da água, nunca deve ser usado para purificar a água potável (além de ser muito forte e forte para ingestão, o bromo também pode dar gosto à água como remédio).
Se você está considerando diferentes alternativas ao cloro como desinfetante para sua piscina, o bromo pode ser uma de suas opções. As vantagens de usar bromo em vez de cloro são inúmeras. Por exemplo, o bromo é mais estável do que o cloro e é muito menos agressivo para a pele. Além disso, quantidades menores de bromo são necessárias para aplicar na piscina, uma vez que o bromo continua a ser um desinfetante ativo mesmo quando reage com as bactérias na água. Isso é diferente do cloro, em que a maior parte dele é usado sempre que se combina com bactérias. No entanto, algumas desvantagens de usar o bromo incluem o seguinte: ele tende a se deteriorar quando exposto à luz solar, é mais eficaz quando aplicado em água quente e em volumes de água menores e geralmente é mais caro do que o cloro. O bromo é mais comumente usado em banheiras de hidromassagem e spas, embora continue a ser uma escolha popular para piscinas de tamanho normal. Com isso dito, aqui estão algumas coisas que você deve saber para manter uma reserva de bromo eficaz:
Antes de adicionar os comprimidos ou fluido de bromo, você deve primeiro se certificar de que a piscina tem um nível de pH (ou acidez) seguro. Isso é importante porque o bromo funciona apenas se o nível de pH da água estiver na faixa de 7,2 a 7,6. Se o pH estiver muito baixo, você pode aplicar ácido muriático para aumentá-lo; se o pH estiver muito alto, você pode aplicar carbonato de sódio ou carbonato de sódio para diminuí-lo. É muito, muito importante que você use equipamento de proteção ao manusear o ácido muriático, uma vez que é perigoso quando manuseado incorretamente.
Saiba quanto bromo você precisa adicionar. Basicamente, o quanto você precisa depende do tamanho da sua piscina e do volume de água que ela contém. Você deve sempre monitorar os níveis de bromo em sua piscina, para mantê-los na faixa ideal de 3-5 ppm, ou partes por milhão (a faixa ideal para banheiras de hidromassagem é de 4-6 ppm). Você pode comprar kits de teste de bromo em lojas de materiais para piscinas e lojas de ferramentas. Certifique-se de monitorar os níveis de bromo constantemente, pois muitos fatores, como quantas pessoas estão usando a piscina e quais são as condições ambientais, podem levar a níveis flutuantes de bromo. E lembre-se, muito pouco bromo não será tão eficaz como desinfetante, enquanto muito pouco pode ressecar sua pele e geralmente não é saudável para nadar.
Como o bromo se dissolve menos rápido do que o cloro, pode ser necessário instalar brominadores, também conhecidos como alimentadores automáticos, em sua piscina. Os brominadores ajudam a dissolver e distribuir o bromo uniformemente por toda a piscina.
Estas são apenas algumas das coisas que você precisa saber ao usar o bromo em sua piscina. Lembre-se também de pedir ajuda ao seu contratante de piscina para obter instruções mais específicas em relação à sua própria piscina. Boa sorte!