Impeça um gato de morder: treinamento de gatos e gatinhos
Pedro Borges
• 4 min de leitura
Use essas dicas para evitar mordidas de gato
Os gatos mordem por vários motivos. Alguns gatos de repente atacam e mordem você do nada. Outros dão sinais de alerta, como uma cauda chicoteando ou um som de rosnado. Mas esse comportamento pode ser perigoso e é um dos problemas mais sérios dos gatos. A boca do gato contém muitas bactérias que podem causar uma infecção bastante grave. Mas antes de se livrar do seu gato, existem algumas coisas que você pode fazer para limitar as mordidas:
Obtenha seu gato macho castrado. Às vezes, os gatos machos são mais agressivos do que as fêmeas. Ao castrar seu gato macho, você provavelmente estará reduzindo a agressividade e outros problemas comportamentais do gato.
Leve seu gato ao veterinário. Se o seu gato estiver sofrendo, ele pode ser agressivo com você, especialmente se você tocar uma parte do corpo dolorida. Os gatos tentam esconder quando estão doentes ou sofrendo o máximo que podem. Seu veterinário pode determinar se algo está errado do ponto de vista médico.
Não acaricie a barriga do seu gato. Muitos gatos não gostam que suas barrigas sejam tocadas - isso os faz sentir-se indefesos. Alguns responderão mordendo. No entanto, você pode tentar acostumar seu gato a ter que acariciar sua barriga, passando um tempo com ele e recompensando-o por bom comportamento (consulte as etapas 7 e 8).
Alguns gatos são superestimulados por carícias e repentinamente atacam mordendo. Se o seu gato for um desses, preste atenção aos seus sinais. Se ele parar de ronronar ou se a cauda começar a chicotear, pare de acariciar.
Conheça o seu gato. Alguns gatos não gostam de ser acariciados ou abraçados. Se você tiver um desses gatos, não o acaricie ou tente segurá-lo. Novamente, você pode tentar treiná-lo novamente passando um tempo com seu gato e recompensando-o por bom comportamento (etapas 7 e 8). Mas é importante monitorar seu animal de estimação e saber quando ele está propenso a morder.
Olhe para o seu gato. Se o seu gato estiver em alerta, com o rabo em alerta, as orelhas achatadas, sibilando ou rosnando, não se aproxime até que ele se acalme. Quando em estado de alerta, muitos gatos atacam qualquer coisa que se mova perto deles, como um pé ou uma mão.
Passe algum tempo com seu gato. Conheça o seu gato se ele é agressivo ou não. Os gatos demonstram afeto por seus donos, como os cães, mas alguns gatos precisam de tempo. Alimente seu gato com guloseimas e brinque com ele. Se você está preocupado em ser mordido durante uma brincadeira, amarre um pequeno brinquedo de gato em um barbante e arraste-o atrás de você. Evite falar em voz alta ou fazer barulho e tente se mover lentamente. Se o seu gato se assustar, ele pode reagir atacando.
Elogie seu gato. Parte do treinamento bem-sucedido do gato envolve uma recompensa. Se o seu gato brinca gentilmente com você, elogie seu comportamento. Você pode até dar pequenas guloseimas ao seu animal de estimação. Isso pode ser feito durante o treinamento do gatinho até a idade adulta.
Tente não deixar seu gato sozinho por longos períodos de tempo. Os gatos que são deixados sozinhos sem estimulação às vezes ficam entediados. Freqüentemente, eles respondem brincando agressivamente com seus donos. Esse comportamento agressivo geralmente assume a forma de arranhar e morder.
Nunca use os dedos das mãos e dos pés como brinquedos, especialmente com um gatinho. Sim, os gatinhos são muito brincalhões e, sim, se você balançar os dedos dos pés e das mãos para eles, eles vão brincar com eles e ficarão muito fofos. Mas deixar o seu gatinho brincar com os seus dedos das mãos e dos pés apenas o ensina a morder mais tarde na vida. Se o seu animal quer brincar com você e você o ensinou a brincar com os dedos, ele não vai parar apenas com os dedos. Ele irá atrás de seus amigos, filhos e outros membros da família. Ensine seu gatinho a brincar com brinquedos em vez de com os dedos.
Compreender o comportamento do gato ajudará você a entender melhor por que ele está mordendo e como você pode evitá-lo. Boa sorte!
Dicas rápidas:
Seja paciente com seu gato. Os problemas de comportamento podem levar algum tempo para serem resolvidos.