Como cuidar de gatinhos recém-nascidos e uma gata?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 3 min de leitura
O gato terá que se acostumar a ficar na caixa, então certifique-se de preparar a caixa com antecedência.
O cuidado pós-natal para seus animais de estimação felinos é muito importante, pois irá garantir a saúde e segurança da mãe e dos gatinhos. Se bem cuidado, qualquer infecção, complicação e doença pode ser prevenida ou tratada imediatamente. Veja como você deve cuidar da mãe gata e de seus gatinhos.
Deixe a mãe gata descansar em uma caixa. Poucos dias antes do parto (ou quando a gata começar a ficar inquieta), prepare uma caixa forrada com toalhas limpas e coloque em local quieto e aquecido. Deixe a gata ficar aqui até dar à luz. O gato terá que se acostumar a ficar na caixa, então certifique-se de preparar a caixa com antecedência.
Deixe a gata mãe e os gatinhos por um tempo. A mãe ficará um pouco agressiva após o parto, então certifique-se de limitar suas visitas e manter distância. Aproxime-se da caixa apenas quando precisar verificar a mãe e os gatinhos e trocar as toalhas da caixa. Evite manusear ou tocar os gatinhos neste momento.
Alimente o gato com alimentos nutritivos. Como o gato está amamentando, ele deve receber todos os nutrientes de que precisa. Pergunte a um veterinário sobre o melhor alimento para o gato amamentando. Disponibilize a comida ao longo do dia. Mantenha-o perto da caixa, para que ela não tenha que deixar seus gatinhos ao se alimentar. Forneça água para ela também.
Verifique se a mãe gata apresenta sinais de doenças. A mãe gata está sujeita a doenças neste momento, então você deve monitorar sua saúde de perto. Descubra se ela está amamentando bem, tem bom apetite e está ativa. Se você notar qualquer sinal de fraqueza, leve-a ao veterinário imediatamente. Ela pode estar sofrendo de uma determinada doença que precisa ser tratada imediatamente.
A mãe gata está sujeita a doenças neste ponto, então você deve monitorar de perto sua saúde.
Evite mover os gatinhos. Isso vai estressar a mãe gata. Se, por algum motivo, você precisar mover os gatinhos, certifique-se de fazer isso na presença da mãe gata. Na verdade, é muito melhor transferir os gatinhos junto com a mãe. Em casos usuais, no entanto, é a mãe que leva os gatinhos para outro local. Se ela fizer isso, certifique-se de colocar a caixa no novo local da família.
Evite o manuseio frequente de gatinhos. Os gatinhos são muito delicados em seus estágios iniciais, então pegá-los geralmente não é aconselhável. O manuseio frequente de gatinhos também pode incomodar a mãe. Manuseie os gatinhos apenas quando chegarem às oito semanas. Mas certifique-se de limitar o manuseio.
Leve os gatinhos ao veterinário. Isso deve ser feito quando os gatinhos tiverem idade suficiente para uma curta viagem. Mas se eles parecem fracos algumas semanas após o nascimento, não espere até que tenham idade suficiente para um check-up. Contate o veterinário imediatamente. Se o veterinário considerar a condição do gatinho como uma emergência, você deverá trazer os gatinhos para a clínica.
Certifique-se de manter uma vigilância apertada sobre a mãe e os gatinhos. A mãe estará ativa novamente logo após o parto, enquanto os gatinhos começarão a engatinhar após cerca de 14 dias. Na terceira semana, os gatinhos se tornarão visivelmente ativos.