Como os gatos, por natureza forrageadoras ao ar livre, procuram comida no solo e tentam consumi-la, não é uma surpresa que eles possam pegar parasitas enquanto comem coisas que você não percebe. Depois de ver que os vermes saem do ânus do gato, ou que restos estão presentes na ninhada, supere o choque inicial de ver esses parasitas e siga este guia sobre como desparasitar seu gato.
Identificando os parasitas. Os parasitas mais comuns que estão presentes em gatos são lombrigas, tênias, tênias e tricurídeos.
Lombrigas e tênias são geralmente prevalentes entre os humanos em casos de falta de saneamento, mas também podem infectar alguns animais, incluindo cães e gatos. As lombrigas estão presentes em gatinhos de gatos que não foram desparasitados (pois os ovos das lombrigas são transmitidos da mãe para o feto durante a concepção), enquanto as tênias ocorrem quando um gato ingere acidentalmente uma pulga que consumiu larvas da tênia. Ambos tendem a ocupar o sistema digestivo à medida que crescem, alimentando -se de qualquer resíduo de comida que o gato ingira. Lombrigas e tênias também são visíveis a olho nu, identificadas em suas fezes como semelhantes a pequenos fios de espaguete, enquanto as tênias parecem grãos de arroz branco.
Por outro lado, os ancilóstomos são conhecidos por sugar sangue e, portanto, podem trazer grande perigo para os gatos; Os whipworms são geralmente comuns em cães, mas podem ser ingeridos acidentalmente pelo seu gato. Os ancilóstomos só podem ser detectados por exame fecal, mas os gatos afetados por esse tipo de parasita tendem a ser anêmicos, fracos e geralmente apresentam diarreia com sangue; o tratamento imediato por um veterinário é obrigatório ao primeiro sinal de sintomas de ancilostomíase.
Tratamento. A remoção do parasita requer métodos diferentes, alguns dos quais podem ser realizados em casa.
Lombrigas, tênias e tênias são muito comuns entre os gatos que vendem remédios anti-vermes, que você pode usar em casa. Esses vermífugos vêm na forma de comprimido, xarope ou pasta, e a dosagem é fornecida misturando-a com a comida ou administrada diretamente por via oral. Siga as instruções do rótulo cuidadosamente antes de administrar o medicamento.
No entanto, por mais que esses medicamentos sejam úteis e fáceis de seguir, antes de mais nada, é consultar seu veterinário para aconselhamento e tratamento durante a desparasitação do gato. Além disso, uma dosagem pode não ser suficiente, pois também pode demorar várias vezes para remover os vermes completamente do corpo do seu gato.
Prevenção. Além de ficar de olho nas atividades do seu gato, principalmente quando ele sai de casa, é necessário fazer algumas limpezas, principalmente com a caixa de areia do gato. Se você tem gatinhos, lave a roupa de cama. Use um aspirador de pó para limpar completamente a casa inteira, incluindo móveis e carpetes, para se livrar dos óvulos de vermes que caíram do gato.
Além disso, como os vermes tendem a residir em pulgas parasitas e, portanto, se transferem para os gatos enquanto são pegos, tente usar regularmente xampu e comprimidos anti-pulgas para garantir que nenhum verme tente atacar seu gato.
Como sempre, embora seja possível desparasitar seu gato em casa, lembre-se de que um grama de prevenção é melhor do que meio quilo de cura. Ao combater os vermes que infestam seu gato por meio de medidas preventivas, como boas práticas de higiene e de criação, você e seu animal de estimação podem ficar tranquilos.