Saiba mais sobre criação de cães - Informações para criadores de cães
Kelly Assunção
• 4 min de leitura
Dicas para criação de cães para iniciantes
A decisão de criar cães deve ser feita por amor aos animais e não por uma oportunidade de ganhar dinheiro. Criadores responsáveis devem se esforçar para produzir cães de alta qualidade de sua raça escolhida e devem colocá-los em casas adequadas.
As dicas a seguir o ajudarão a aprender mais sobre o processo:
Se você planeja criar sua cadela, primeiro certifique-se de que ela seja saudável. Isso ajudará a garantir que ela tenha uma gravidez e um parto sem complicações. As complicações também podem ser minimizadas esperando até que ela esteja totalmente crescida, fornecendo cuidados desaúde adequados aos cães e fornecendo-lhes uma dieta de alta qualidade rica em suplementos.
Documente quando sua cadela entra no cio pela primeira vez. As cadelas geralmente entram no cio aproximadamente com um ano de idade e a cada seis meses a partir de então. Tentativas de reprodução fracassadas são em grande parte resultado de um tempo ruim. Mantenha registros adequados e use testes de hormônio para prever quando a reprodução deve ocorrer para aumentar as chances.
Também é importante escolher um parceiro com sabedoria. Idealmente, a cadela que você escolheu estará livre de quaisquer defeitos que você não deseja passar para a próxima geração de filhotes. É importante pesquisar a raça com cuidado e avaliar sua cadela quanto a problemas comuns de quadril, olhos ou ouvidos. Você só deve cruzar aqueles que têm classificações satisfatórias e deve selecionar um parceiro que também tenha um histórico de saúde semelhante. Tanto a cadela como o cão devem ser isentos de falhas genéticas, bem construídos e de bom temperamento. Além disso, você pode querer avaliar certas habilidades se estiver criando para um propósito específico, como pastorear ou caçar.
A seguir, considere que tipo de criação você fará. Quer você planeje consanguinidade, reprodução em linha ou cruzamento, todos eles são usados por vários motivos. A consanguinidade é o processo de criação de cães intimamente relacionados, como irmão e irmã, meio-irmão e meia-irmã ou pai e prole. A reprodução em linha envolve dois animais que compartilham um ancestral comum, mas não são intimamente relacionados. O cruzamento ocorre quando os cães não compartilham um ancestral comum. A consanguinidade e a linhagem são frequentemente praticadas para manter as características da linha, enquanto o cruzamento cruzado é freqüentemente usado para corrigir falhas na linha.
Depois de selecionar uma cadela e um cão para acasalar, determine cuidadosamente quando colocá-los juntos. A maioria das cadelas tem maior probabilidade de engravidar 10-12 dias depois de entrarem no cio. Você pode querer visitar seu veterinário regularmente para testes hormonais para indicar quando ela está pronta, ou você pode escolher colocar a cadela e o reprodutor juntos no início e várias vezes adicionais enquanto ela ainda está no cio.
Se o cruzamento for eficaz, você deve ser capaz de determinar se a cadela está grávida ou não aproximadamente 22 dias depois. Seu veterinário pode realizar este exame.
Quando sua cadela estiver grávida, monitore-a cuidadosamente para garantir que ela permaneça segura e saudável. O período gestacional de um cão é de aproximadamente 60-64 dias. Durante as primeiras três semanas, ela não terá necessidades nutricionais significativamente diferentes de suas necessidades regulares. No entanto, nas últimas semanas, ela deve ser alimentada com ração para filhotes, que normalmente é rica em gordura. Ela também deve ser alimentada mais e suas refeições devem ser divididas em refeições menores e freqüentes para ajudar a manter uma saúde ideal durante a gravidez. Ela deve ser alimentada com comida de cachorro até que os filhotes nasçam e sejam desmamados. O desmame normalmente ocorre às seis semanas de idade.
Depois que os filhotes nascem, um criador responsável deve garantir que os filhotes sejam colocados em lares excelentes. Os novos proprietários devem ser amorosos, seguros e bem informados sobre a raça. Além disso, você deve estar sempre disposto a aceitar de volta um cão que criou por qualquer motivo.