Cachorros machos vs. fêmeas: guia para o comportamento canino
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 5 min de leitura
Dicas para ajudá-lo a saber que tipo de cachorro comprar
De certa forma, escolher entre cães machos e fêmeas é uma questão de preferência pessoal. No entanto, existem algumas características que são comuns em cadelas e outras características que são comuns em machos. É importante avaliar essas características e determinar qual sexo se ajusta melhor à sua situação doméstica ao escolher um filhote. Além disso, escolher entre macho e fêmea é importante se você já tem outra cadela ou macho e está escolhendo outro cão. Este artigo servirá como um guia para os gêneros e listará algumas características das cadelas, algumas características dos machos e como escolher entre macho e fêmea ao considerar um segundo ou terceiro cão.
As seguintes características geralmente se aplicam a cadelas:
Independente - as cadelas tendem a querer estar no controle de toda a situação. Eles podem vir ao seu dono quando estão em busca de afeto, mas muitas vezes se afastam quando já se cansaram.
Teimoso - em muitas matilhas, uma cadela é normalmente o cão Alfa. As mulheres anseiam por mais controle das situações e são rápidas para responder aos desafios percebidos com ferocidade.
Territorial - As fêmeas marcam da mesma forma que os machos. Uma fêmea esterilizada pode continuar a marcar por toda a vida, independentemente de quando ela foi esterilizada, enquanto a maioria dos machos deixará de marcar comportamentos logo após serem castrados e os níveis de testosterona diminuir.
Reservado - as cadelas geralmente são menos afetuosas e amigáveis que os machos. Esta característica é perceptível em cachorros e torna-se mais pronunciada com a idade.
Mudanças de humor ou comportamento - Também é importante observar que se você não castrar sua cadela, ela entrará no cio aproximadamente com um ano de idade e aproximadamente a cada seis meses a partir de então. Durante este período, haverá algum sangramento, bem como uma mudança no humor ou no comportamento. Lembre-se disso ao adotar um filhote e decidir se vai castrá-lo ou não.
As seguintes características geralmente se aplicam a cães machos:
Carinhoso - Os machos são tipicamente mais carinhosos que cadelas. Eles tendem a implorar a atenção de seus donos mais do que as cadelas e, como resultado, exibem comportamentos mais afetuosos.
Exuberante - um homem também tem mais probabilidade de ser divertido e extrovertido ao longo da vida do que uma cadela. Enquanto uma cadela tende a se tornar mais reservada à medida que envelhece, um cão macho mantém uma exuberância mais parecida com a de um filhote ao longo de sua vida.
Food-motivados - Os machos são frequentemente muito motivado por comida. Essa motivação alimentar pode tornar o treinamento extremamente fácil, pois as guloseimas podem ser usadas para atrair e recompensar a exibição dos comportamentos desejados.
Atento - Enquanto as cadelas tendem a ser mais independentes, os machos tendem a ser mais focados em seus companheiros humanos. Eles querem estar sempre perto do humano e estão muito ansiosos para agradar.
Comportamentos agressivos - também é importante observar que machos intactos podem exibir comportamentos agressivos em relação a outros machos ou exibir comportamentos marcantes. Além disso, os machos intactos devem ser mantidos longe das fêmeas no cio, a menos que uma reprodução seja planejada.
Os proprietários que estão adicionando um cão a sua casa devem considerar cuidadosamente as ramificações de adicionar um cão de ambos os sexos. Isso é importante porque a composição do pacote existente pode ser mais adequada para um homem ou uma mulher. A seguir estão algumas dicas gerais para selecionar o sexo de um segundo cão:
Se você já tem um macho ou uma fêmea, um cão do sexo oposto geralmente é a melhor escolha. Os cães do mesmo sexo têm maior probabilidade de brigar do que os do sexo oposto.
Se você já tem um homem, é provável que ele aceite mais uma mulher e você terá menos problemas de dominação se adicionar uma mulher à matilha. No entanto, se você optar por adicionar outro homem à matilha, eles podem coexistir pacificamente e podem até se tornar amigos. É importante monitorar de perto suas interações desde o início para garantir que comportamentos agressivos não se tornem comuns.
Se você já tem uma mulher, é provável que ela aceite mais um homem. A maioria dos homens tende a ser submissa. Se ele não desafiar sua mulher residente, ela provavelmente não terá um motivo para brigar com ele. Adicionar uma fêmea ao pacote, entretanto, pode resultar em complicações. A pior combinação é duas cadelas porque elas têm mais probabilidade de brigar do que um macho e uma fêmea ou dois machos. No entanto, muitos donos de cães têm duas ou mais cadelas que vivem juntas sem problemas. Contanto que haja um cão Alfa estabelecido e as outras cadelas conheçam seu lugar na matilha, não haverá lutas de domínio com frequência, embora ainda possam ocorrer.
A seleção de um homem ou mulher é em grande parte uma questão de preferência pessoal. As características acima são generalizações, e certamente é possível comprar ou adotar uma cadela que exiba características masculinas ou um filhote que exiba as características femininas típicas. Além disso, as cadelas esterilizadas e castradas geralmente não apresentam os problemas específicos de gênero associados ao sexo, como entrar no cio ou marcar.
Portanto, se você está se perguntando: "Que cachorro devo comprar?", Leve em consideração os cães que você já tem e o gênero que melhor se ajusta ao seu estilo de vida. Quando encontrar um cão, monitore seu comportamento cuidadosamente e considere como ele se encaixará no de seu macho ou fêmea em casa. Boa sorte escolhendo um cachorro!