Certifique-se de dar uma guloseima à sua porquinho-da-índia cada vez que ela usar a caixa sanitária de maneira adequada.
Se você quer um animal de estimação pequeno que seja brincalhão e adorável, compre uma cobaia. Fofinhos e fofos, os porquinhos-da-índia são treináveis como cães e gatos. Aqui estão algumas sugestões sobre como treinar sua cobaia.
Defina um cronograma. Várias sessões curtas de treinamento por dia são tudo que você precisa para começar a agir como sua cobaia. Comece inicialmente com sessões de 5 minutos, trabalhando até sessões de 10 a 15 minutos. As sessões de treinamento devem fazer parte de uma rotina bem oleada para a sua porquinho-da-índia, que inclui o tempo de alimentação, de higiene, de penico, de união e de sono.
Potty treine sua cobaia. Coloque uma caixa de areia em um canto da gaiola. Coloque alguns resíduos de porquinho da índia na caixa para incentivá-la a usar como penico. Cada vez que sua cobaia usar a caixa sanitária para o fim a que se destina, dê a ela uma pequena guloseima. Quando você achar que ela está pronta, coloque a caixa de areia em uma área da casa onde a sua porquinho-da-índia possa vagar. Certifique-se de dar uma guloseima à sua porquinho-da-índia cada vez que ela usar a caixa sanitária de maneira adequada. Se ela errar o alvo, ignore sua ação. Não a repreenda nem a puna fisicamente.
Controle o entusiasmo da sua cobaia para mastigar. É natural que as cobaias roam e mastiguem coisas. Redirecione sua paixão de mascar e roer. Dê a ela um brinquedo de mastigar favorito quando a vir a ponto de cravar os dentes na perna da mesa. Certifique-se de que sua gaiola tenha um ou dois brinquedos para mastigar para satisfazer sua necessidade de roer e mastigar.
Eles podem aprender a usar a caixa sanitária, mastigar apenas os brinquedos e fazer um ou dois truques.
Mostre ao seu porquinho-da-índia como implorar. Ensinar sua cobaia a mendigar é fácil; simplesmente segure seu deleite favorito acima de sua cabeça. Sua cobaia fará o possível para alcançá-la, primeiro sentando-se e, em seguida, em pé sobre as patas traseiras. Você notará que, à medida que ela progride em suas tentativas de conseguir seu petisco favorito, ela fica em pé nas patas traseiras por mais tempo. Enquanto ela tenta pegar sua guloseima, diga "implorar".
Ensine sua cobaia a se fingir de morto. Um truque bacana é fingir-se de morto. Enquanto sua cobaia está sentada, empurre suavemente a cabeça dela para trás até que ela esteja deitada de costas. Diga "fingir de morto". Dê uma guloseima ao seu porquinho-da-índia. Repita este treinamento várias vezes por sessão. Sua cobaia será capaz de deitar de costas e ficar lá até que você faça sinal para ela subir.
Instrua-a a subir escadas. Se você permitir que sua cobaia vagueie por todos os andares de sua casa, você deve ensiná-la a usar as escadas. Comece colocando a cobaia ao pé da escada. Empurre suavemente seu traseiro para cima. Certifique-se de que a cabeça dela está voltada para cima e não para os lados. Dê a ela uma guloseima quando ela subir um degrau com sucesso. Vá para a próxima etapa. Mais uma vez, empurre-a de baixo para cima e recompense-a se ela chegar ao próximo passo. Continue até que ela alcance o topo das escadas. Conforme você continua treinando, você deve começar a limitar o número de guloseimas que você dá. Eventualmente, você deve dar a ela uma guloseima apenas quando ela chegar ao topo da escada.
As cobaias devem receber treinamento como qualquer outro animal de estimação. Eles podem aprender a usar a caixa sanitária, mastigar apenas os brinquedos e fazer um ou dois truques. Você precisa de muita paciência ao treinar sua cobaia. Seja consistente, firme e paciente com ela para que ela seja um animal de estimação que você e sua família possam desfrutar e amar.