Como limpar a eflorescência de pavimentadoras de tijolo?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
Eflorescência é a substância esbranquiçada que você vê em pavimentos de tijolo. Isso ocorre quando a umidade na pavimentação de tijolos evapora, deixando um sal parecido com o giz. A eflorescência ocorre naturalmente e desaparecerá com o tempo. No entanto, apenas a mera presença de eflorescência de alguma forma mancha o apelo geral de seus pavimentos de tijolo. Embora você não possa fazer nada a respeito da reação química, pode se livrar da eflorescência assim que ela aparecer. Veja como você pode fazer isso.
Molhe os pavimentos de tijolo. Usando uma mangueira, direcione o jato de água para a pavimentação de tijolos. Observe que a eflorescência dificilmente será visível quando os pavimentos de tijolo estiverem molhados. Mas isso não significa que acabou totalmente.
Escove os pavimentos de tijolo. Se a eflorescência for algo novo, você pode se contentar em escovar os pavimentos de tijolos. Use uma escova dura e esfregue em uma direção. Certifique-se de exercer pressão extra. Para tornar a escovagem muito mais fácil, despeje algumas gotas de água com sabão sobre a pavimentação de tijolos.
Use ácido muriático. E quase impossível remover eflorescências antigas com água e sabão, é necessário um agente de limpeza mais forte, como o ácido muriático. Misture uma parte de ácido muriático com dez partes de água. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador e esguiche uma quantidade sobre a pavimentação de tijolos. Deixe a solução ácida descansar por cerca de 30 minutos. Depois disso, escove os pavimentos de tijolo com uma escova dura. A eflorescência desaparecerá após algumas pinceladas. Lembre-se de usar luvas ao trabalhar com ácido muriático, pois o contato com a pele pode causar sérios problemas. Além disso, cubra as plantas próximas com uma folha de plástico para protegê-las de derramamentos de ácido.
Limpador de eflorescência em spray. Você pode usar um limpador de eflorescência no lugar do ácido muriático. É muito mais seguro de usar e, como afirmado por alguns fabricantes, é ecologicamente correto. Eles também dizem que, ao contrário do ácido muriático, o limpador de eflorescências não danifica as superfícies de tijolos. Use o limpador de eflorescência conforme as instruções do fabricante. Geralmente, porém, é fácil pulverizar como uma solução. Pulverize a quantidade recomendada sobre a pavimentação de tijolos. Deixe descansar por alguns minutos para dar ao limpador de eflorescências tempo suficiente para queimar a substância calcária. Depois de um tempo, esfregue a pavimentação de tijolos com uma escova dura.
Lave os pavimentos de tijolo. Quer você use ácido muriático ou limpador de eflorescência, é importante enxaguar a solução de limpeza. Novamente, use uma mangueira para borrifar água sobre os pavimentos de tijolos. Se você precisar esfregar ainda mais, faça-o. Muito provavelmente, porém, a eflorescência desaparecerá depois de aplicar uma solução de limpeza e esfregar.
Finalmente, aplique o selante. Isso evita o acúmulo futuro de eflorescência. A maioria dos fabricantes de limpadores de eflorescência oferece selantes, portanto, verifique seus produtos. Sealer funciona melhor em pavimentos de tijolo limpos, é por isso que você precisa limpar adequadamente e completamente os pavimentos de tijolo antes de selar. Além disso, siga as instruções e leia os avisos impressos no rótulo do produto. Lembre-se de que o selante é um produto químico que pode representar riscos à saúde se usado incorretamente.