Criar uma casa rica em plantas não se limita apenas ao seu quintal ou gramado. Você também pode plantar em recipientes, grandes ou pequenos. No entanto, se você está interessado em fazer isso, você definitivamente vai querer saber como projetar o contêiner para ser esteticamente atraente. Colocar um recipiente de cerâmica simples e sem graça com uma planta bonita realmente não aumentará seus esforços. Você vai querer ser criativo e projetar o recipiente para realçar o tema geral da planta. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso.
Comece com a localização. Escolher o local perfeito para seus vasos de plantas é vital e extremamente importante, pois isso o informará sobre vários aspectos que a maioria das pessoas negligencia, como iluminação e decoração. Selecione vários recantos em sua casa e tente avaliar a quantidade de luz natural que ilumina a área durante o dia. Isso o ajudará a descobrir que tipo de planta você usará. Se o recanto raramente é atingido pela luz, considere colocar uma planta que possa prosperar com o mínimo de luz solar. Por outro lado, este não é o único fator que você deve considerar, já que você deseja que a planta complemente também o tema de cores do recanto. Agora, não descarte o contêiner em si. Obviamente, você vai querer um contêiner que pareça bem feito com um design que realce o tema do recanto, bem como a aparência da planta nele.
Selecione o recipiente. A seleção do contêiner dependerá de uma série de coisas. Em primeiro lugar, você vai querer que o recipiente seja grande o suficiente para conter a planta específica que você vai cultivar nele. Além disso, você vai querer que o contêiner tenha uma determinada cor ou tom, que combine com o esquema de cores do recanto ou da sala. Obviamente, você vai querer um recipiente que não tenha manchas e que possa realçar a beleza da planta. Finalmente, o recipiente que você selecionará deve ser otimizado para o plantio. Deve ter um orifício para drenagem e deve ser profundo o suficiente para conter a quantidade certa de solo e cascalho.
Prepare o recipiente. Depois de selecionar o recipiente, comece a despejar uma camada de cascalho. Esta deve ser sempre a sua primeira camada para evitar que o solo vaze pelo buraco na parte inferior. Assim que a camada estiver nivelada, adicione o solo para envasamento. É altamente recomendável misturar o solo com composto ou fertilizante para torná-lo mais rico antes de adicioná-lo ao recipiente.
Plante a planta. Assim que a primeira camada de solo para envasamento for adicionada, será hora de colocar o ingrediente principal de sua planta de recipiente, a própria planta. Coloque-o com cuidado e verifique se há espaço suficiente para esticar as raízes. Assim que a planta estiver estabilizada, adicione a camada superficial do solo para finalizar. Certifique-se de que a planta que você colocar no recipiente esteja saudável e crescendo a todo vapor. Você definitivamente vai querer que seja lindo.
Adicione designs. É aqui que sua criatividade final entrará em ação. Você pode adicionar folhas pequenas e drapeadas nas laterais do recipiente para dar uma aparência dramática à planta. Você pode adicionar outra decoração ao próprio contêiner, como desenhos pintados ou embrulho.
Agora, faça o que fizer, certifique-se de que o recipiente e a planta se misturam bem com seu ambiente imediato. Além disso, certifique-se de que a planta receba todos os nutrientes de que precisa para mantê-la saudável. Água, fertilizantes e um pouco de luz solar definitivamente podem ajudar muito.