Ao apresentar dois gatos um ao outro, o desafio pode ser enfrentado com assobios e tapas, se feito incorretamente. Normalmente, o gato que já estava morando na casa reivindicou seu território como seu. Ao trazer um novo felino para a equação, o primeiro gato se sentirá ameaçado e desejará proteger seu território da mesma forma que faria na natureza. O segundo gato se sentirá deslocado e com medo e sentirá a necessidade de se defender. Seguindo alguns passos muito simples, você pode evitar muitos perigos associados ao desafio de introduzir um novo gato ou gatinho em sua casa.
Passo 1
Em primeiro lugar, lembre-se de que este domínio é o território do seu primeiro gato. Não importa o que aconteça, não proíba o gato número um de fazer qualquer coisa que ele normalmente faria. Traga o novo gato para casa em uma transportadora. Não chame seu primeiro gato para verificar a transportadora e não faça barulho com o que está dentro.
Passo 2
Coloque a transportadora no chão e afaste-se. Chame seu primeiro gato e faça seus rituais diários, como acariciar, abraçar ou conversar com ele.
Etapa 3
Afaste-se de ambos os gatos e observe seu primeiro felino se aproximar do carregador para ver o que ele contém. Deixe os dois gatos farejarem um ao outro através da gaiola, observando o que está acontecendo. Espere ouvir alguns assobios e rosnados. É um instinto natural de ambos os gatos se defenderem de seu intruso.
Passo 4
Se algum assobio e rosnado começarem, diga "não" com calma, mas com firmeza. Se o seu gato voltar sua atenção para você, recompense-o de alguma forma - seja um animal de estimação, esfregue ou guloseima.
Etapa 5
Deixe o gato voltar para a gaiola. Se o chiado e o rosnado continuarem, repita a etapa quatro. Se o gato permanecer mais calmo ao se aproximar da caixa desta vez, recompense-o com uma massagem ou guloseima. Se o chiado continuar, mova a caixa do chão e longe do alcance do primeiro gato.
Etapa 6
Faça uma sala separada para o novo gato ou gatinho. Certifique- se de que não é o quarto favorito do primeiro gato. Mantenha o novo gato nesta sala o tempo todo, a menos que você esteja em uma das visitas supervisionadas que serão mencionadas na etapa 7. Tenha uma caixa de areia separada e um suprimento de comida e água nesta sala. Esta sala será a casa do seu novo gato nos próximos dias.
Leve o novo gato para visitas supervisionadas nos próximos dias. Certifique-se de que você pode dedicar tempo integral e cuidar de ambos os gatos durante essas visitas. Não se preocupe com a nova adição durante essas visitas. Por mais difícil que seja, preste mais atenção ao primeiro gato. Isso é muito importante porque garante ao seu primeiro gato que seu lugar ainda é seguro.
Etapa 8
Com o tempo, permite que essas visitas se tornem mais frequentes e mais longas. Você poderá ver como seus gatos se dão bem. Uma vez que eles pareçam estar confortáveis um com o outro, você pode permitir que vivam em harmonia.
Essa transição de estranhos para amigos geralmente leva cerca de uma semana, mas pode demorar mais. Com alguns gatos, que são mais amigáveis e abertos, pode demorar um ou dois dias. Para outros gatos, especialmente gatos idosos que estão sendo apresentados a gatinhos ou gatos adolescentes, pode levar um mês ou mais. Com tempo, paciência e amor você pode criar um casamento feito no céu.