O resultado final é que os gatos arranham. Eles têm garras e é da natureza deles arranhar. Eles arranham para afiar suas garras e deixar seu cheiro para trás. Quando se coçam, esticam o corpo e isso os faz sentir bem. Dito isso, não é necessário que você more com móveis arranhados só porque mora com um gato. Siga estas etapas para evitar que seu gato arranhe suas coisas.
Passo 1
Se possível, remova os itens que seu gato está arranhando. Esta é apenas uma correção temporária, até que você possa impedir o comportamento.
Passo 2
Proteja seus pertences. Cubra os móveis com fita adesiva ou rede ou borrife os móveis ou cortinas com inibidores de aroma cítrico. Se necessário, você pode colocar um tapete eletrônico ao redor dos móveis pelos quais ele se sentir atraído. O tapete emitirá um pulso eletrônico para o gato quando pisado.
Etapa 3
Fornecer saídas coçar apropriadas. Você pode comprar uma caixa de zero que atrai os gatos com catnip, ou você pode criar seu próprio poste enrolando uma corda em torno de um poste de madeira. Tente comprar ou criar itens que sejam semelhantes em tamanho e textura aos itens que seu gato arranhou pela casa.
Passo 4
Recompense seu gato ao vê-lo arranhando as ferramentas apropriadas. Se ele demorar para usá-los, esfregue erva de gato neles.
Etapa 5
Interaja com o seu gato perto do poste de coçar. Coloque as patas nele, fale em tons suaves e encorajadores e seja cuidadoso em fazer com que seu gato o use.
Etapa 6
Pegue-o em flagrante. Se você vir seu gato arranhando qualquer coisa que não seja a mobília, detenha-o com um barulho alto ou um esguicho da garrafa de água.
Etapa 7
Fácil de voltar ao normal. À medida que seu gato começa a aprender a diferença entre os itens que ele pode arranhar e os que não pode arranhar, comece a substituir os móveis que você removeu e remova os impedimentos que você colocou ao redor da casa.
Etapa 8
Lute contra o desejo de declamar seu gato. Mesmo que seus amigos e vizinhos estejam encorajando você a remover as garras do seu gato, lembre-se de que é um procedimento doloroso que não é necessário.
Como acontece com muitas coisas, o melhor remédio para coçar é a prevenção. Tente incorporar essas etapas o mais rápido possível para preservar seu mobiliário e sua relação com seu gato.