Com o aumento de casos de retirada de produtos de ração para cães no mercado, os donos de animais estão agora mais interessados e preocupados em fornecer maneiras naturais e saudáveis de alimentar seus animais de estimação. Ração caseira para cães é uma alternativa melhor do que comprá-la direto da lata ou de um saco, já que você pode ter certeza dos nutrientes que seu cão está recebendo. Abaixo estão algumas idéias para fazer uma comida de cachorro mais saudável e não contaminada para seus melhores amigos de quatro patas.
A dieta bem balanceada de um cão consiste, na verdade, em carne, amido e alguns vegetais. Tome nota disso quando você planeja dar comida caseira a seus cães de estimação.
Produtos cárneos ricos em proteínas, como carne bovina, atum, frango, cordeiro, peru e fígado são os mais nutritivos para eles. Se a carne for moída, é muito mais fácil para os cães comê-la. Escolha sua carne com cuidado e compre carne fresca no açougue. Escolha as partes mais enxutas. Você pode pedir ao açougueiro para preparar carne moída. Ou melhor ainda, pergunte ao açougueiro sobre a carne de serragem, pois é a mais saudável para os cães. Também é mais barato.
Se você preferir dar arroz a seus cães, a variedade marrom é uma escolha mais saudável. Você também pode dar-lhes alimentos à base de milho, trigo integral e alimentos à base de farinha de soja.
Para outras fontes de carboidratos, os cães também adoram aveia e macarrão.
Não há problema em dar cenoura e espinafre aos cães, mas devem ser cortados de maneira adequada para ajudar na digestão.
Todo cão adora um bom osso e os crus são ótimas fontes de cálcio.
Outros donos de animais também dão leite em pó a seus cães, misturando-o à comida, apesar de a maioria dos cães ser intolerante à lactose.
Grande risco para a saúde
Evite dar a seus cães os seguintes alimentos, pois eles podem representar um grande risco para a saúde:
Chocolates são conhecidos por causar convulsões, assim como chá e café.
Uvas e passas podem causar insuficiência renal.
Cebola e alimentos à base de cebola podem afetar a circulação sanguínea.
Frutas com caroços também são perigosas, pois contêm cianeto, que pode ser letal para os cães.
Antes de decidir mudar a dieta do seu cão para comida caseira, pergunte primeiro a um veterinário especialista. Alguns veterinários entendem que os alimentos para cães disponíveis no mercado podem não ser saudáveis e podem ajudar a fornecer informações adicionais sobre como preparar alternativas. Eles também devem ser capazes de determinar a quantidade de comida caseira que você deve servir aos seus animais de estimação por dia.
Dê ao seu cão alguma variedade e gire o menu dele repetidamente. Se você preparou bastante, pode refrigerar por no máximo três dias. Você pode cozinhar a carne um pouco para que fique mais macia e espremida. O cozimento mata algumas bactérias, como acontece com as aves. Mas, novamente, cozinhar também pode reduzir o valor nutritivo dos alimentos. Alguns donos de animais também adicionam um pouco de sal na carne, mas observe que o sal também pode ser ruim para seus animais de estimação. Forneça ao seu cão um estoque saudável de água todos os dias.