Um garanhão é tipicamente imprevisível e teimoso. E ao contrário de outros animais que são muito cooperativos, um garanhão não se curva facilmente. Manipular e controlar um garanhão, portanto, são tarefas sérias e exigentes e às vezes até perigosas. Por esse motivo, você precisa estar muito equipado e devidamente treinado para essas tarefas. Para te ajudar, aqui estão algumas dicas.
Obtenha experiência no manuseio de cavalos. Se você não tem experiência anterior no manuseio de cavalos, será quase impossível para você manejar um garanhão. Portanto, antes mesmo de pensar em trabalhar junto com um garanhão, tenha alguns anos de experiência em cavalos, lidando principalmente com éguas e potros. Eles são mais fáceis de gerenciar e darão uma ideia geral sobre o comportamento do cavalo. Certifique-se de aprender com um treinador de cavalos experiente.
Entenda as respostas biológicas do garanhão. Você precisa saber que um garanhão age dessa forma por causa do hormônio testosterona. Esse hormônio é o que o torna agressivo, especialmente quando uma égua está à vista e durante a época de reprodução. Toda a sua energia é canalizada para responder ao hormônio. Portanto, a menos que você treine o garanhão quando procriar e quando ele precisa realizar outras tarefas, você terá dificuldade em controlar suas respostas biológicas.
Seja firme e consistente. Demonstre ao garanhão que você está no controle, sem recorrer ao físico. Você pode fazer isso afirmando sua autoridade por meio de sua voz, aparência e linguagem corporal. Ensine o garanhão a seguir suas regras e recompense-o se ele se comportar de maneira agradável. Você pode, por exemplo, dar um tapinha no garanhão e dar-lhe alguns petiscos. Mas quando ele se comporta negativamente, certifique-se de aplicar uma punição que não seja de forma alguma física. Chicotear ou machucar um garanhão só vai deixá-lo com raiva. E você certamente não quer lidar com um garanhão poderoso e raivoso.
Use ferramentas. Existem várias ferramentas que você pode usar para controlar um garanhão. Um exemplo é uma corrente de pino. É colocado sobre o nariz do garanhão e preso a um anel para mantê-lo no lugar. Você pode puxar a corda-guia da corrente do garanhão sempre que o cavalo se tornar desobediente e rude.
Nunca provoque o garanhão. Garanhões também podem ser calmos e gentis, mas ficam completamente indisciplinados quando são provocados. Portanto, para evitar esse comportamento, certifique-se de que nenhuma égua e outros cavalos estejam por perto quando você trouxer o garanhão. O garanhão irá naturalmente afirmar seu domínio na presença de outros cavalos e se tornar mais poderoso fisicamente do que já é. Além disso, evite situações em que haja muito ruído.
Peça a outra pessoa para ajudá-lo. Especialmente quando é período de reprodução, você precisa de alguma ajuda no manejo do garanhão. O garanhão pode ser facilmente agitado durante este período e é muito forte para ser manuseado por uma pessoa. Além disso, certifique-se de ter acesso direto a veterinários e médicos em caso de emergência.
Acima de tudo, seja amigo do garanhão. Mostre que você é um amigo conversando com o cavalo e caminhando com ele. Depois de algumas atividades de união, você conquistará o respeito e a confiança do cavalo.