Corrosão é a deterioração de materiais, geralmente metálicos, devido às reações com o meio ambiente. Embora a corrosão possa ocorrer em qualquer lugar, é a corrosão dos canos de uma casa a causa da maior preocupação, pois pode levar à toxicidade do abastecimento de água de uma família.
Antes de usar um método de controle de corrosão, conduza um teste para estimar o grau de corrosividade. Existem algumas maneiras simples de determinar se seus tubos são corrosivos. Por um lado, se você vir manchas azul-esverdeadas em sua pia ou as mesmas manchas ao longo das juntas da tubulação de cobre, a corrosão está presente. Manchas de ferrugem aparecerão quando a corrosão do ferro estiver presente. Banheiros com manchas azuis, verdes ou de ferrugem também indicam corrosão. Se a água da torneira tiver um gosto amargo ou metálico, a corrosão também pode ser a culpada. Às vezes, a corrosão também exala um odor.
Em seguida, tente determinar a origem da corrosão. Verifique se há fiação elétrica desnecessária ou aparelhos conectados à tubulação. Fatores que afetam a corrosão também incluem baixo nível de pH da água, alta temperatura da água, corrosão galvânica, as propriedades químicas da água correndo pelos tubos, as propriedades químicas do solo ao redor dos tubos e a velocidade da água à medida que atravessa o sistema de tubulação.
Se a água tiver um ph baixo, isso significa que ela tem uma natureza ácida que pode ser corrosiva para os canos. Instale um tanque de neutralizador de calcita ou um alimentador de carbonato de sódio para elevar o nível de pH e aumentar a alcalinidade da água.
Água quente em alta temperatura pode ser a culpada da corrosão. Você pode remediar isso sozinho, simplesmente abaixando a temperatura da água quente. Se você tiver um aquecedor elétrico de água, abaixe o termostato seguindo as instruções no aquecedor de água. Se você tem um aquecedor de água a gás, é recomendável que um profissional abaixe a temperatura da água quente para você.
A fonte da corrosão pode ser eletrólise ou corrosão galvânica. Isso ocorre quando dois metais diferentes são conectados direta ou indiretamente por um eletrólito, como a água. O uso de acessórios dielétricos ajuda a evitar o problema, mas lembre-se de que não repara os tubos de paredes finas e danificados.
As propriedades do solo ao redor do tubo também podem contribuir para a corrosão dos tubos. Quando isso ocorrer, aplique proteção catódica. Este é um processo através do qual uma frequência de contador adequada é determinada quando o fluxo de elétrons entre o metal e o solo circundante é avaliado. Uma pequena corrente elétrica é então passada por toda a tubulação de metal que neutraliza a corrosão.
Além de atacar as fontes de corrosão, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para garantir que a corrosão pare de afetar seus tubos.
Instale um alimentador de fosfato antes da tubulação de cobre. O fosfato revestirá a tubulação e reduzirá os efeitos da corrosão revestindo as superfícies internas da tubulação com fosfato e causando o acúmulo de uma superfície de isolamento.
Embora seja uma tarefa e tanto, considere a substituição dos tubos de cobre e ferro por tubos de CPVC.
Finalmente, quer você more em uma casa nova ou antiga, certifique-se de verificar a corrosão de seus canos a cada dois anos.