Instalação de aquecimento elétrico de piso radiante: sistema de aquecimento doméstico
Abril Carmona Sobrinho
• 5 min de leitura
Aqueça seus pisos aprendendo como instalar calor elétrico radiante sob eles
O aquecimento elétrico do piso pode transformar ladrilhos ou pedras de gelar os ossos em uma experiência calorosa e acolhedora. Pense na diferença que faria sair do chuveiro em uma manhã fria de inverno para um chão quente e aquecido. Geralmente, o calor radiante hidrônico ou à base de água é usado para aquecer toda a casa, enquanto para áreas discretas - como um banheiro - o aquecimento por piso radiante elétrico é melhor como parte do sistema de aquecimento doméstico.
Embora o piso aquecido elétrico já tenha sido exclusividade das residências de alto padrão, as mudanças recentes tornaram o processo de instalação mais fácil e acessível para o proprietário médio. Os elementos de aquecimento são embutidos em esteiras de malha que têm geralmente de 0,13 a 0,60 cm de espessura, para que possam ser adaptadas à maioria das casas sem afetar a altura do piso. Existem muitas marcas diferentes de sistemas disponíveis, portanto, certifique-se de verificar os detalhes do fabricante e escolher o tipo mais compatível com os materiais do seu piso. Compre também um sistema com proteção contra falha de aterramento embutida e um sensor de temperatura de limite alto. Embora você deseje usar um eletricista no final do processo, você pode minimizar o tempo dele - e seu dinheiro - fazendo o resto da instalação você mesmo.
Não se deixe intimidar só porque vai trabalhar com fio elétrico. O elemento de aquecimento virá embutido em um rolo de arame. Você encomenda o tamanho e depois corta a tela de suporte (sem cortar o fio de aquecimento!) Para poder manobrá-la e encaixá-la facilmente. Contanto que você não corte, esmague ou danifique de outra forma o fio elétrico, você ficará bem. Sem emendas, sem conexões elétricas, sem eletricista caro!
O aquecimento elétrico do piso pode ser instalado em um quadro de concreto ou de cimento e madeira compensada. Inspecione seu contrapiso. Certifique-se de que não há nada pontiagudo dentro ou sobre ele que possa danificar o fio de aquecimento. Se você deseja estabelecer a instalação sob a tela de arame, agora é a hora de fazê-lo.
Às vezes, a rede vem com o fio elétrico já instalado e às vezes é necessário encaixá-lo na posição. Assim que o fio elétrico estiver posicionado na esteira de malha, coloque a tela. Corte a malha para caber - apenas certifique-se de que é a malha que você cortou e não o cabo elétrico. Certifique-se de manter próximo ao mesmo espaçamento entre os elementos de aquecimento nas áreas que devem ser ajustadas de forma personalizada. Nunca coloque os elementos de aquecimento muito próximos, pois isso pode causar superaquecimento. Você pode querer deixar a malha ainda mais segura colando, colando ou grampeando - mais uma vez, grampeie a malha e não o fio elétrico.
Não coloque o elemento de aquecimento embaixo de acessórios como o vaso sanitário ou a pia.
Instale o seu sensor de chão. O ideal é colocá-lo em uma área sem nada acima dele que possa reter o calor. O sensor está informando ao sistema a temperatura do piso - se estiver em um local onde o calor fica preso, o sensor não será preciso. O fio do sensor não deve cruzar nenhum elemento de aquecimento. O código elétrico local em sua área pode exigir que o fio do sensor de baixa tensão seja colocado em um conduíte separado dos fios do elemento de aquecimento de alta tensão atrás da parede.
Assim como quando você está colocando suas luzes de Natal, se houver uma pausa em qualquer lugar na linha para sistemas de aquecimento elétrico, o resto das luzes não funcionará - o mesmo vale para o aquecimento elétrico de seu piso. Invista em um testador de continuidade para que você possa testar enquanto avança e encontre uma pausa antes de colocar toda a malha para o seu calor elétrico radiante. Basta testar a continuidade após assentar cada peça para saber exatamente onde está a quebra.
Faça um orifício para colocar os fios na placa do piso (logo acima do contrapiso) e pesque-os através da parede até a caixa de junção.
Certifique-se de que qualquer fiação para o alarme de alta temperatura também esteja conectada para o aquecimento elétrico. Certifique-se também de que os fios frios não cruzem o elemento de aquecimento no caminho para a fonte de alimentação.
Agora é hora de ligar para um eletricista que esteja familiarizado com os códigos locais. Em algumas áreas, é necessário que os dois fios do rolo de aquecimento e um fio do sensor de piso estejam em conduítes separados. Esses fios vão para a gangbox, que é onde o termostato será configurado. O eletricista pode verificar seu trabalho e conectar a cablagem.
Depois de obter a aprovação do eletricista, você pode aplicar uma camada fina de thinset no topo da malha e do elemento de aquecimento elétrico. Tenha cuidado para não bater ou bater no elemento de aquecimento ao fazer isso, pois isso pode danificar os sistemas de aquecimento de piso.
O Thinset pode levar até duas semanas para secar completamente, dependendo da umidade e de outros fatores. O thinset deve estar totalmente ajustado antes de ligar o aquecimento elétrico do piso! Assim que o conjunto de espessura estiver definido, coloque o material do piso sobre ele e pronto.
Quando você ligar o aquecimento elétrico de piso pela primeira vez, não se preocupe - pode levar uma hora para ficar realmente quente e isso é normal com todos os sistemas de aquecimento por piso radiante. Sua melhor aposta é aumentá-lo para algo entre 80-90 graus e depois sair por um tempo. Caso contrário, é como assistir à fervura da água. Volte mais tarde para um chão quentinho e quentinho, tire as meias e divirta-se.