Manter seu cão seguro durante caminhadas noturnas requer um pouco de preparação de sua parte. Você deve usar uma guia curta que não permita que seu cão saia correndo para a rua, onde pode ser atropelado por um carro ou caminhão. Uma coleira curta durante o passeio com o cachorro é sempre mais segura do que uma coleira longa, mas ainda mais à noite, quando os faróis podem confundir seu animal de estimação, e ele pode inadvertidamente sair correndo para a rua para verificar as luzes.
Durante o dia, você pode passear com seu cachorro em campos agradáveis sem se preocupar muito com os outros habitantes do campo. À noite, você pode não ver um esquilo, uma marmota ou uma toupeira, mas seu animal pode. Um animal de estimação correndo atrás de uma dessas criaturas pode ser mordido se pegá-la. É sempre aconselhável manter seu animal de estimação andando em calçadas e áreas que não sejam ocupadas por criaturas selvagens.
Puxe de repente
Outra precaução de segurança é ficar longe de estacionamentos à noite. Você não tem como saber quando um carro pode sair repentinamente, mesmo que você presuma que nenhum dos carros está ocupado. Se o seu cão escolheu um determinado carro para se aliviar, ele pode simplesmente ser atropelado por ele se o motorista estiver no carro e dando ré. Parques de estacionamento ou quaisquer carros estacionados não são lugares para seu cão farejar por perto.
Os cães adoram cheirar. À noite, você pode não saber o que eles estão farejando, pois estão mais perto do solo do que você. Siga um caminho conhecido e deixe seu cão desenvolver o hábito de quais varas e arbustos ele pode farejar. Como precaução adicional, você pode carregar um cassetete para o caso de um cão solto cruzar seu caminho e decidir desafiá-lo.
Pega firme
Se desafiado, seu cão pode atacar e ser mordido. Você quer evitar essa situação ficando parado, segurando a coleira do cão com força e dizendo ao outro cão para se espalhar enquanto segura o galho onde ele possa vê-lo. Fora isso, você pode usar um apito de cachorro ao caminhar à noite. Soar o apito do cão quando for abordado por um cão vadio evitará que o outro cão desafie seu animal de estimação.
Para o caso de seu cão quebrar a guia e fugir, você deve manter uma coleira com metal reflexivo embutido no couro ou velcro. Ser capaz de avistar seu cão no escuro pode salvar sua vida, especialmente se ele fugir no inverno e não puder ser encontrado até de manhã. Um cachorro perdido à noite durante o inverno tem uma boa chance de morrer de frio.