Durante séculos, os cães já mostraram e provaram como podem ser úteis para nós. Além de serem nossos melhores amigos, eles também podem nos servir. Isso não é encantador e reconfortante?
Portanto, não se preocupe se o que você tem agora é apenas um cachorro de estimação. Seguindo alguns passos simples, você pode treiná-lo prontamente para se tornar um cão de serviço. E seja qual for a sua deficiência, o seu cão pode absolutamente ajudar a tornar a sua vida um pouco mais fácil. Leia:
Procure um programa de treinamento adequado em sua localidade. Cada estado oferece uma série de programas de treinamento, todos projetados para preparar cães de estimação para se tornarem cães de serviço. Eles podem variar de aulas de obediência a atividades de serviço. Dê preferência ao programa de treinamento que pode transformar facilmente seu cão de estimação em um cão de serviço. Pergunte sobre o programa de treinamento que se destina a servir à sua deficiência.
Designe seu cão de estimação para se tornar um cão de serviço. Existem padrões a seguir aqui. Existem várias maneiras de designar seu cão de estimação para que, eventualmente, ele se torne seu cão de serviço. A prática mais comum é conseguir um arnês especial para o seu cão de estimação. O arnês especial pode distinguir prontamente seu cão de estimação de um cão de serviço.
Aprenda sobre seus direitos inerentes. Se o seu cão de estimação foi certificado para se tornar seu cão de serviço, você logicamente ganha o direito de "depender" dele. Seu cão de serviço pode acompanhá-lo até o local de trabalho. Ele pode até ir com você em um restaurante, em um supermercado ou em qualquer outro lugar que você desejar. Na verdade, com base em uma estipulação do site oficial da Lei dos Europeus com Deficiências (ADA) do Departamento de Justiça, seu cão-guia evita que você seja discriminado, especialmente se você estiver procurando por provisões de alojamento adequadas.
Determine o tipo de assistência que você pode precisar de seu cão-guia. Se você é cego, precisa treinar seu cão para guiá-lo. Seu cachorro deve servir como seus olhos. Deve ajudar na passagem por tráfegos, na subida e descida de escadas ou na passagem por calçadas. Por outro lado, se você for surdo, seu cão deve ser treinado para alertá-lo e sinalizá-lo, especialmente quando há ruídos importantes - telefones, campainhas, bebês chorando, alarmes de fumaça, campainhas de micro-ondas, apitos de chaleira, entre outros. Enquanto isso, sua deficiência é física ou mental, seu cão deve ser treinado para ajudá-lo a se tornar mais móvel, manter o equilíbrio ou buscar ajuda em caso de emergência médica.
Depois de treinar seu cão de estimação para se tornar seu cão de serviço, informe sua família e amigos sobre o que eles devem fazer quando o conhecerem. Você deve dizer a eles para evitarem acariciar ou chamar seu cão, principalmente quando ele está com você. Deixe-os entender que acariciar ou chamar seu cão pode criar distração. Além disso, instrua-os a evitar alimentar seu cão. Explique a eles que seu cão está seguindo uma dieta restrita. E o mais importante, peça que falem com você e não com seu cachorro.