O Himalaia é conhecido por seu rosto achatado, em comparação com outras raças de gatos. É semelhante a um gato persa, mas tem as cores da pelagem de um gato siamês. Também é conhecido como colorpoint longhair em algumas áreas do mundo. Esta raça de gato tem uma aparência distinta e pode ser difícil de encontrar, a menos que você compre um de um criador. Veja como selecionar um Himalaia:
Entenda o temperamento da raça. Os Himalaias são conhecidos como gatos doces e gentis. No entanto, eles ainda podem ficar chateados quando estão em uma casa com crianças pequenas, especialmente quando essas crianças puxam o cabelo ou o rabo.
Comprometa-se com os requisitos da raça. Os Himalaias têm pelos longos e precisam ser escovados diariamente, portanto, certifique-se de estar preparado para esse compromisso. Isso evitará que seus cabelos se emaranhem e também reduzirá a quantidade que eles irão desprender de seus móveis e de outras partes de sua casa.
Escolha um criador. O criador que você selecionar deve estar disposto a mostrar os pais do gatinho e a área de reprodução. Esta área deve estar limpa, e todos os gatos que você vê devem parecer saudáveis, não apenas os gatinhos à venda. Criadores respeitáveis se preocupam com a nova casa de seus gatos, não apenas com o dinheiro, e devem exigir um contrato por escrito. A maioria dos criadores de renome são ativos na comunidade felina por meio de clubes de criação e exibindo seus Himalaias em competições. Não compre um Himalaia na loja de animais, de onde você não tem idéia de onde veio o gatinho.
Considere suas opções. Você pode esperar pagar pelo menos 220€ por um gato de raça pura do Himalaia, ou mais, se quiser um gato de qualidade para demonstração, em vez de um destinado exclusivamente a ser animal de estimação. A maioria dos Himalaias vendidos por criadores serão gatinhos. Escolha um que tenha pelo menos 12 semanas. Alguns criadores vendem gatinhos com 5 semanas, mas isso não é bom para o gato. É melhor deixar seu Himalaia com sua mãe pelo maior tempo possível.
Pergunte sobre as condições de saúde. Um criador responsável garantirá que seus Himalaias estejam livres do vírus da leucemia felina (FeLV) ou do vírus da imunodeficiência felina (FIV), dois vírus potencialmente graves para gatos.
Inspecione o gato. Visite as instalações do criador e recolha os gatinhos ou gatos que lhe interessem. Verifique se há um bom tônus muscular e inspecione se o gato está doente. Os sinais de doença incluem espirros e olhos com secreção escorrendo. As orelhas devem estar limpas e rosadas por dentro. Verifique se há pulgas ou sujeira de pulgas, que aparecem como pequenas manchas pretas no pêlo do Himalaia. A pele deve ser longa e macia, sem nós ou esteiras. Não deve ter manchas calvas e a pele por baixo do pelo não deve estar seca ou escamosa.
Primeira visita ao veterinário. Depois de selecionar um Himalaia, leve-o ao veterinário assim que puder. O veterinário pode confirmar a saúde do gato e tratar quaisquer problemas antes que piorem. Isso é especialmente importante se você estiver apresentando o Himalaia a um ou mais gatos que você já possui. Você não quer que o Himalaia traga nenhuma doença felina para seus outros animais de estimação.
Os Himalaias são alguns dos gatos mais calmos e são ótimos animais de estimação para aqueles que não querem um gato excessivamente brincalhão. Esses adoráveis animais de estimação exigem cuidados especiais, porém, por causa de seus longos pêlos. Certifique-se de que o temperamento do Himalaia e os requisitos de cuidados especiais funcionem em sua casa antes de selecionar um Himalaia.