Alimentação de gatinhos: fórmula para gatinhos, comida de gato enlatada e seca
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
Ao cuidar de gatinhos, alimente-os com a melhor comida para gatinhos
Alimentar gatinhos geralmente não é um desafio, a menos que sejam desmamados. Nesse caso, medidas especiais são necessárias para manter uma saúde forte, porque não existe um alimento melhor que se aplique a todos os gatinhos.
A nutrição pode significar algo ligeiramente diferente para cada gato, mas algumas regras gerais se aplicam.
Alimentando um gatinho desmamado:
Para gatinhos desmamados, a pessoa deve começar alimentando-os com qualquer alimento seco comercial, especialmente para gatinhos. Os alimentos devem ser ligeiramente humedecidos com água. Água fresca também deve ser oferecida em todos os momentos. O alimento seco deve ser umedecido até que o animal tenha de cinco a seis meses de idade. Não umedeça os alimentos com leite. O leite de vaca pode causar diarreia em gatos ou gatinhos e não é saudável para eles.
Alguns donos de animais querem passar o gato para a comida enlatada. Isso não deve ser feito até que o gato tenha pelo menos seis meses de idade. No entanto, a comida enlatada ainda deve ser complementada com a ração para gatinhos até que o gato tenha 12-18 meses de idade. A ração para gatinhos fornece nutrientes extras essenciais para um gato adulto saudável. Além disso, o alimento seco deve ser oferecido mesmo se o gato comer comida enlatada.
O dono pode mudar de comida para gatinhos para comida seca para adultos, misturando os dois e diminuindo gradualmente a quantidade de comida para gatinhos, até que o animal seja completamente mudado para comida seca para adultos.
Alimentando um gatinho desmamado:
Alimentar um gatinho não desmamado é um processo muito diferente. Isso geralmente envolve o cuidado de gatinhos recém-nascidos. O proprietário deve assumir o trabalho da mãe. A primeira coisa a fazer é levar o gatinho a um veterinário para aconselhamento detalhado sobre cuidados. Alguns veterinários mantêm uma fórmula especial para gatinhos no consultório e ela deve ser usada, se disponível. Do contrário, muitas lojas de animais vendem fórmulas para gatinhos. O proprietário também deve obter uma pequena garrafa - marcada em CCs - com um bico especialmente para gatinhos.
A fórmula do gatinho deve estar próxima à temperatura ambiente para alimentação ideal, e o gatinho deve receber cerca de 8 ccs da fórmula por grama de peso corporal por dia. Isso sempre deve ser confirmado com um veterinário. O gatinho precisará ser alimentado a cada 2-3 horas, se tiver menos de três semanas. Isso significa definir um alarme no meio da noite. Com três semanas de vida, as mamadas podem ser reduzidas para cada seis a oito horas.
O dono pode começar, com o conselho de um veterinário, a desmamar o gatinho quando ele tiver cerca de oito semanas de idade. Pode demorar uma ou duas semanas para desmamar completamente, mas quando o animal come comida umedecida para gatinhos, o pior passa e o dono pode relaxar e se divertir vendo-o crescer.
Ferramentas necessárias:
Para gatinhos não desmamados: fórmula para gatinhos, mamadeira, bico de gatinho.
Para gatinhos desmamados: comida seca para gatinhos.
Cuidado:
Leve um gatinho não desmamado ao veterinário imediatamente se ele se recusar a comer ou parecer doente.
Dicas rápidas:
Sempre consulte um veterinário primeiro ao lidar com um gatinho desmamado.
Mantenha os gatinhos desmamados aquecidos o tempo todo, usando uma almofada térmica, se necessário.