É muito importante que você leve seu papagaio doente a um veterinário na primeira chance que você tiver.
Os papagaios também são criaturas vivas, mas muitas pessoas dificilmente reconhecem o fato de que também precisam de cuidados adequados e que também ficam doentes como qualquer outra criatura viva. Os papagaios, assim como outras aves, são criaturas muito frágeis. Uma doença simples pode agravar-se rapidamente e progredir facilmente para uma condição fatal e irreversível. Portanto, quando você perceber que seu papagaio está doente, o melhor a fazer é levá-lo rapidamente ao veterinário.
Em casos como esses, você precisa ser capaz de cuidar do seu papagaio doente até que possa levá-lo ao veterinário.
No entanto, há momentos em que um veterinário não está prontamente disponível ou acessível. Em casos como esses, você precisa ser capaz de cuidar do seu papagaio doente até que possa levá-lo ao veterinário. Aqui estão algumas idéias sobre como tratar seu papagaio doente.
Isolamento. Esta é a primeira coisa que você deve fazer. Você precisa manter seu papagaio longe de outros papagaios ou outras aves para que o que está causando a doença de seu papagaio não se espalhe para outras aves.
Calor. A temperatura fria agravará a doença do seu pássaro. Você precisa manter seu papagaio aquecido e confortável. Coloque sua gaiola longe de correntes de ar. Você também pode tentar mirar uma lâmpada de cultivo na gaiola, mas não a direcione para seu papagaio. Certifique-se de que a luz não atinge algumas áreas da gaiola para que o papagaio possa ficar lá se a luz ficar muito quente.
Hospital improvisado. Se seu papagaio estiver fraco demais para empoleirar-se, você pode transferi-lo para um recipiente improvisado de hospital. Um recipiente ideal seria um aquário de vidro. Coloque alguns panos limpos no fundo do aquário e coloque pratos rasos de ração para pássaros e água no aquário. Você também pode colocar um poleiro autônomo baixo dentro para que seu papagaio possa sentar-se quando quiser. Mantenha o recipiente aquecido, iluminando-o com luz, mas mantenha a luz brilhando apenas de um lado.
Nutrição adequada. Seu papagaio pode ficar mais fraco facilmente se for privado de nutrição adequada e água. Se você tem um papagaio alimentado à mão, pode tentar alimentá-lo com algumas gotas de bebida esportiva. Use uma colher pequena ou um conta-gotas. Os eletrólitos na bebida esportiva ajudarão seu papagaio a sustentar sua energia. Se você alimentar seu papagaio com uma fórmula pronta, você pode misturá-la com a bebida esportiva para que seu papagaio seja capaz de se reidratar e comer ao mesmo tempo. Certifique-se de que a água limpa está sempre disponível perto de seu papagaio.
Sangrando. Verifique se há algum sangramento no seu papagaio. Se estiver sangrando, você precisa administrar os primeiros socorros para estancar o sangramento antes de levar seu animal ao veterinário. Você pode aplicar pó adstringente sobre o sangramento para evitar que ele continue sangrando. Você também pode tentar colocar uma pitada de farinha sobre a parte que está sangrando para ajudar a coagular o sangue e evitar mais sangramento.
É muito importante que você leve seu papagaio doente a um veterinário na primeira chance que você tiver. Mas, se você precisar atrasar por um motivo ou outro, siga as dicas descritas neste artigo para manter seu papagaio confortável e aconchegante enquanto espera pelo médico.