Claro, aquele cachorrinho na loja de animais ou no abrigo de animais tem olhos de cachorrinho grandes e um rabinho fofo e é uma grande bola de energia, mas como saber se é o cachorro certo para você?
Sua primeira pista deve ser se você está planejando adotar ou comprar um cachorro ou se está encarando esse filhote como uma decisão impulsiva. Levar para casa um novo animal de estimação é como levar para casa um novo filho; você deve estar preparado financeira e emocionalmente e certificar-se de que seu estilo de vida se adapta às necessidades de seu novo filhote.
Passo 1
Quais são os seus arranjos de moradia? Vejamos primeiro seus arranjos de moradia. Se você mora em um apartamento ou em uma casa, faz a diferença. Se essa casa tem um quintal cercado ou não, tem um grande impacto sobre que tipo de cachorro poderia morar naquele tipo de casa. Se você mora em uma casa com pátio ou condomínio, pode haver restrições quanto ao tamanho e ao número de animais de estimação que você pode ter. Por exemplo, é duvidoso que um Mastiff inglês de 175 lb ficaria feliz em um apartamento estúdio no terceiro andar. Não se esqueça, esse filhote vai crescer e você precisará de espaço grande o suficiente para acomodar seu tamanho. Considere as restrições de zoneamento local, pois algumas jurisdições promulgaram recentemente leis que proíbem certas raças do que eles consideram cães agressivos ou violentos.
Passo 2
Qual é o seu estilo de vida? A seguir, vamos explorar seu estilo de vida. Você é um corredor? Talvez um cão enérgico seja o melhor para você. Você trabalha muitas horas? Talvez um cão mais descontraído, que não precise de muito exercício, seja o certo para você. A sua personalidade tem de corresponder à do cão. Você tem paciência para treinar um cão obstinado ou precisa de um que seja facilmente treinado? Por exemplo, Jack Russell Terriers são considerados uma das raças mais inteligentes, mas são hiperativos e precisam de muita atenção. Você tem filhos pequenos? Algumas raças não são compatíveis com crianças pequenas porque não conseguem lidar com o estresse ou a comoção de crianças perseguindo-as ou puxando-as pelo rabo.
Etapa 3
Você pode pagar? Você já pensou em suas finanças? Seu filhote vai precisar de cuidados veterinários, tosa, comida, água, brinquedos, roupas de cama e outras coisas. Algumas raças são mais propensas a certas condições médicas e precisam de mais cuidados. Os cães de pêlo comprido requerem mais esforço para manter a pelagem limpa e muitas vezes requerem cuidados profissionais. Em uma nota relacionada, os cães de pêlo comprido normalmente trocam de larvas com mais frequência do que os cães de pêlo mais curto, então seus tapetes podem precisar ser limpos com mais frequência, etc.
Passo 4
Pensou em que gênero? Embora algumas pessoas tenham fortes sentimentos sobre o sexo de um animal de estimação, não há fortes evidências científicas que indiquem que haja qualquer diferença significativa entre o temperamento de cães machos e fêmeas. A única consideração que você precisa fazer aqui é esterilizar ou castrar seus animais de estimação para evitar que sua família cresça com pequenas patas adicionais.
Depois de escolher o seu novo cão, não se esqueça de que ele vai precisar de algumas coisas. Esses itens podem ser encontrados online ou em sua pet shop local ou loja de descontos. Seu cão vai precisar de uma cama ou gaiola como seu próprio espaço de nidificação. Seu novo amado vai precisar de comida, uma tigela boa e uma tigela de água. Seu novo animal de estimação mimado será absolutamente adorável, é claro, então você vai querer guloseimas para seu novo melhor amigo. Que tal brinquedos? Se você não quer que Fido brinque com seus sapatos, você vai querer dar a ele alguns brinquedos. Uma coleira e uma guia são essenciais para o seu novo cão. Finalmente, dependendo do tipo de cão que você adotou, você pode precisar de algumas ferramentas de preparação.
Em revisão, considere suas finanças, seu tempo, a idade de seus filhos, seus arranjos de vida e as leis locais sobre animais de estimação quando estiver pensando em trazer para casa um novo filhote ou cão adulto. Boa sorte e aproveite sua adição à sua família.