Minhocas são incomuns em gatos que vivem dentro de casa e nunca se aventuram ao ar livre. No entanto, se o seu gato, mesmo ocasionalmente, explorar seu quintal, vermes intestinais podem se tornar um problema. Freqüentemente, eles são transportados por pulgas, portanto, cuidar dos problemas com pulgas pode controlar a situação e reduzir a probabilidade de vermes. Ainda assim, mesmo sem pulgas, é possível que seu gato pegue vermes, comendo fezes de outros gatos ou comendo lesmas infectadas, roedores ou pássaros. Veja como saber se seu gato tem vermes:
- Verifique as fezes. Ao limpar a caixa de areia do seu gato, tenha o hábito de observar quaisquer fezes que contenham diarreia ou sangue. Gatos com vermes podem ter diarreia ou ficar com prisão de ventre. Você também pode ver os vermes nas fezes.
- Perda de peso inexplicável. Se seu gato parece estar comendo a mesma quantidade de comida, mas está perdendo peso, isso pode ser um sintoma de vermes. Como os vermes estão obtendo grande parte da nutrição do seu gato, ele não consegue manter o mesmo peso.
- Sintomas físicos. Gatos com vermes podem estar constipados ou inchados. Eles podem vomitar ou ter dificuldade para respirar. Em alguns casos, vermes podem ser vistos no vômito. Dependendo do tipo de verme, eles podem ter vários centímetros de comprimento ou apenas o tamanho de um grão de arroz.
- Observe o comportamento do seu gato. Qualquer comportamento incomum pode ser um sinal de doença. Gatos com vermes geralmente não têm energia ou entusiasmo. Se o seu gato está letárgico, isso pode ser resultado de vermes intestinais. No entanto, esses comportamentos também estão associados a uma ampla gama de outros problemas de saúde.
- Mudanças de casaco. Se a pelagem do seu gato ficar seca ou sem brilho, essa condição pode ser causada por vermes, embora também existam muitas outras causas relacionadas a doenças para as mudanças de pelagem.
- Leve seu gato para um exame físico anual. Mesmo que o seu gato não mostre sinais de doença, um check-up anual pode ajudar a detectar os problemas antes que se tornem problemáticos. O exame fecal realizado como parte da rotina do exame físico anual pode detectar vermes e parasitas. Um exame físico anual também é importante para detectar uma ampla variedade de outros problemas de saúde, mesmo se você não suspeitar que seu gato possa estar doente.
Embora um veterinário deva ser consultado se você achar que seu gato tem vermes, é possível verificar se há vermes antes de ir ao veterinário. No entanto, você pode não ver os vermes reais, mesmo se o seu gato estiver infectado. Nem sempre é fácil detectar vermes em casa, mas você pode notar sintomas que devem ser informados ao veterinário. Em gatos, os tipos mais comuns de vermes são lombrigas, tênias e vermes pulmonares. O tratamento para esses vermes deve ser administrado por um veterinário.