Perder peso costuma ser um desafio, especialmente se seu corpo tem um metabolismo lento. Geralmente, você pode perder peso com exercícios e dieta alimentar. Normalmente, você terá que reduzir a ingestão de calorias para reduzir o peso. No entanto, em muitos casos, você pode não ser capaz de monitorar sua ingestão de sódio.
O sódio é o principal componente do sal, frequentemente usado para temperar e dar sabor aos alimentos. O sal também pode ser usado como conservante, portanto, muitos alimentos em conserva e processados são ricos em sódio. Embora o sódio possa vir naturalmente com os alimentos, uma quantidade excessiva pode contribuir para vários problemas de saúde, como hipertensão, pedras nos rins e outros.
Reduza a ingestão de sódio
Uma forma de conseguir uma dieta saudável, portanto, é reduzir a ingestão de sódio. A maioria das pessoas ingere mais sódio do que o corpo necessita, ou seja, cerca de 2.400 miligramas por dia. Isso se traduz em cerca de uma colher de chá de sal por dia. Cortar o sódio da dieta exigirá disciplina, consciência e monitoramento da ingestão de alimentos.
Aumente a ingestão de água. Uma maneira de combater os efeitos do excesso de sódio é aumentar a ingestão de água. A quantidade recomendada é geralmente de oito a dez copos por dia. Alguns substituiriam a água por outros líquidos, como sucos e refrigerantes. No entanto, eles têm alto teor calórico e alguns até contêm muito sódio, como os refrigerantes diet.
Coma frutas e vegetais fibrosos. A maioria das pessoas come batatas fritas e outros alimentos "lixo" porque sente fome entre as refeições. Muitas vezes são muito salgados e, portanto, com alto teor de sódio. Para evitar isso, opte por mastigar frutas e vegetais, em vez disso. Estes são ótimos lanches saudáveis. Conseguir fibra suficiente nas refeições ou depois (para sobremesa) ajudará a afastar as dores da fome.
Sabores de comida fresca
Vá com naturalidade. Tente evitar alimentos processados. Geralmente estão cheios de conservantes, inclusive sódio. Em vez disso, tente comer alimentos frescos o máximo que puder. Visite a delicatessen ou a mercearia para obter carnes e produtos frescos. Os alimentos frescos também têm um sabor melhor.
Leia antes de comer. As embalagens de alimentos têm rótulos de conteúdo nutricional, e isso por um bom motivo. Use isso a seu favor. Você precisará ler sobre o conteúdo e o valor nutricional de seus alimentos antes de abrir a embalagem com sódio incluído. Normalmente, você terá que verificar quantas porções existem por pacote, para saber quanto pode comer. Lembre-se de que a quantidade normal é de cerca de 2.400 miligramas por dia. Se você for hipertenso, terá que consumir até menos do que isso, ou cerca de 1.500 mg por dia.
Use especiarias e misturas de temperos. A maioria dos cozinheiros usa sal e pimenta para temperar os alimentos enquanto cozinha. Uma forma de reduzir a ingestão de sódio é usar diferentes especiarias e misturas de temperos como alternativa ao sal. Eles adicionam sabor à carne, peixe e outros pratos, sem necessariamente aumentar o sódio. Você também pode usar suco de frutas cítricas e outras ervas para substituir o sal.
Mantenha um diário alimentar. Uma boa maneira de observar o que você está comendo é manter um diário alimentar. Escreva o que você come em cada refeição, incluindo a quantidade e o número de porções. Se você puder incluir o número real (se estiver comendo alimentos preparados ou embalados, por exemplo), isso pode ajudar. No final do dia, some a quantidade de sódio que você consome. Se ainda for muito, você precisará reduzir as porções ou comer pratos ricos em sódio.