Você sabia que gatos podem ficar deprimidos? As razões para a depressão do gato são tão variadas quanto a razão por trás da depressão humana. Se você notar que seu gato parece não ter apetite, está dormindo ainda mais do que o normal, não está usando a caixa de areia ou tem outras mudanças recentes nos hábitos, ele pode estar sofrendo de depressão ou outro problema médico tratável. Veja como tratar a depressão em gatos:
Visite o veterinário. Seu primeiro passo é uma visita ao veterinário. Existem muitos outros problemas médicos que podem causar os mesmos sintomas da depressão em gatos. É importante descartá-los para que não se tornem ainda mais graves. Apenas quando eles forem descartados, você deve tratar a depressão em gatos. Além disso, algumas doenças físicas podem causar depressão; se você tratar a depressão em gatos ignorando as causas subjacentes, o humor do seu gato provavelmente não melhorará.
Examine as possíveis causas. Considere o ambiente do seu gato, procurando por mudanças recentes. O companheiro do seu gato faleceu recentemente? Você mudou recentemente a maca para gatos ou as marcas de alimentos? Existe um novo animal de estimação ou membro da família na casa? Os gatos são criaturas de hábitos e não gostam de mudanças. Essas mudanças simples podem causar depressão felina. Mude as coisas de volta ao jeito antigo, se você puder, para ver se o humor do seu gato muda. Porém, seu gato terá que se acostumar com algumas mudanças com o tempo, como um novo bebê em casa. Facilite a transição de todas as formas possíveis para evitar incomodar o seu gato.
Seja alegre. Os gatos podem ficar deprimidos quando seus donos estão deprimidos. Use uma voz alegre quando estiver perto de seu gato e passe muito tempo brincando com ele ou acariciando-o. Passar um tempo com seu gato pode ajudar a animá-lo.
Divirta seu gato. Muitos gatos ficam deprimidos porque estão entediados. Tire um tempo do seu dia apenas para brincar com seu gato e certifique-se de que ele tenha muitos brinquedos para se divertir. Os gatos adoram um poleiro confortável perto de uma janela com um ponto de vista para observar esquilos e pássaros. Se seu gato parece estar deprimido porque está sozinho, considere comprar um segundo gato. Eles podem manter um ao outro entretido enquanto você estiver fora.
Obtenha ajuda do veterinário. Se suas estratégias não parecem estar melhorando o humor do seu gato, visite o veterinário mais uma vez. Seu veterinário pode prescrever medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos para tratar um desequilíbrio químico, mas eles devem ser evitados, se possível, porque podem ter efeitos colaterais.
Se o seu gato parece deprimido, não há problema em estragá-lo na tentativa de animá-lo. Dê-lhes guloseimas, brinquedos e atenção extra. Embora os gatos sejam criaturas de hábitos, eles também podem ficar entediados com a monotonia da vida diária. Se o humor do seu gato não melhorar em uma ou duas semanas, leve-o ao veterinário para tomar medicamentos para tratar a depressão.