Para tratar a doença hepática gordurosa felina, ou lipidose hepática felina, pode ser importante entender o que é essa doença e suas causas. A doença hepática gordurosa felina é geralmente uma doença do fígado do gato em que há um acúmulo de lipídios ou gorduras no fígado do gato, causando danos ao fígado. A doença hepática gordurosa felina é idiopática, o que significa que não existe uma causa conhecida real, mas existem várias teorias sobre o que a causa. Uma dessas teorias ou crenças é que o corpo do gato deposita células de gordura no fígado quando um gato obeso perde o apetite e para de comer, geralmente levando algumas semanas. A perda de apetite em gatos pode ser causada por muitas outras doenças, como diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal ou doença renal, tornando a doença hepática gordurosa felina uma doença secundária. A gordura depositada é então armazenada nas células do fígado em vez de ser enviada por todo o corpo e danifica o fígado.
- Quais são os sintomas da doença hepática gordurosa felina? Os sintomas desta doença felina são perda de apetite, perda de peso, salivação excessiva, vômitos, letargia, icterícia e até depressão.
- Como a doença hepática gordurosa felina é diagnosticada? Esta doença felina é diagnosticada por um veterinário licenciado, usando a história do felino ou gato doente, um exame físico do gato, exames de sangue, raios-x e até uma biópsia cirúrgica. O veterinário também pode optar por usar um aspirado de fígado com agulha fina e / ou um exame histopatológico.
- Qual é o tratamento para a doença hepática gordurosa felina? O tratamento desta doença hepática felina, também prescrito e administrado por um veterinário licenciado, inclui terapia dietética ou nutricional, geralmente com um tubo de alimentação, pois o felino ainda sofre de perda de apetite. Uma dieta rica em proteínas com as vitaminas, nutrientes e calorias apropriados geralmente é fornecida ao gato. O gato também pode estar sofrendo de desidratação, que também precisa ser tratada.
- Qual é o prognóstico para doença hepática gordurosa felina? O prognóstico desta doença felina pode ser muito positivo se o gato doente for levado ao veterinário e responder ao tratamento que ele administra. Mas, até que o apetite do gato aumente e ele coma por conta própria, ele ainda está na floresta.
Embora o prognóstico para a doença hepática gordurosa felina, também conhecida como lipidose hepática felina, seja muito encorajador, a prevenção dessa doença, como muitas outras, é sempre melhor. A prevenção inclui vigiar o peso do seu gato e não permitir que ele fique acima do peso ou obeso, pois isso geralmente é o início da doença hepática gordurosa felina.